SSP e Ronda no Bairro promovem ação educativa de combate à violência contra pessoas idosas no Jacintinho, em Maceió

Equipes da Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), e do Programa Ronda no Bairro, pertencente à Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), promoveram uma ação educativa no Jacintinho, parte alta de Maceió, na manhã desta quarta-feira (18). O objetivo da ação foi conscientizar a população sobre a violência contra pessoas idosas e informar sobre os canais de denúncias disponíveis gratuitamente.

Durante a ação, foram distribuídos panfletos que apresentavam o trabalho desenvolvido pelo Governo de Alagoas e os canais de denúncias que podem receber a colaboração da população em casos de possíveis crimes contra a terceira idade. Além disso, a ação educativa faz parte da Operação Virtude, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que visa combater a violência contra pessoas idosas em todo o país.

O objetivo da Operação Virtude é realizar diversas ações, como fiscalização de denúncias, palestras, visitas comunitárias, diligências preventivas e ostensivas, promovidas pelas forças de segurança pública, para combater e prevenir crimes contra idosos.

De acordo com o chefe de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, a ação também teve o intuito de informar sobre o Programa Pessoa Idosa Protegida, que é desenvolvido em todo o território alagoano. Ele ressaltou a importância da participação da população no enfrentamento aos crimes contra idosos, através do envio de denúncias pelo Disque-denúncia. Rêgo enfatizou que não é necessário se identificar ao enviar as informações para o 181 e que também é possível fazer denúncias pelo site disquedenuncia.seguranca.al.gov.br.

A violência contra pessoas idosas é um problema grave que precisa ser combatido e a população pode ajudar as forças policiais através do envio de denúncias. A conscientização e informação são fundamentais para que todos saibam como proceder em casos de violência contra idosos e para garantir que os responsáveis sejam devidamente punidos de acordo com a legislação.

Essa ação educativa realizada pelas equipes da SSP e Ronda no Bairro no Jacintinho é mais um passo importante no combate à violência contra pessoas idosas. É essencial que a população esteja engajada nesse processo, denunciando casos de abuso, negligência ou violência contra idosos. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa, onde os direitos dos idosos sejam respeitados e protegidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo