Câmara dos Deputados debate a contribuição da pedagogia restaurativa no combate à violência nas escolas

Na próxima terça-feira (24), o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados irá debater a contribuição da pedagogia restaurativa no enfrentamento à violência nas escolas. A audiência será realizada no plenário 16, a partir das 16 horas, atendendo a um pedido dos deputados Reimont (PT-RJ), Professora Goreth (PDT-AP) e Jorge Goetten (PL-SC).

A pedagogia restaurativa é uma metodologia que busca promover a paz por meio de uma abordagem educacional voltada para a construção de relações saudáveis e a resolução de conflitos através do diálogo e da empatia. A deputada Professora Goreth destaca que a crescente preocupação com a violência nas escolas no Brasil tem gerado a necessidade de um debate multidisciplinar sobre o assunto. Ela ressalta ainda que o Amapá possui uma iniciativa exemplar de promoção da cultura da paz baseada nessa teoria.

Essa preocupação com a violência escolar faz parte de um estudo em andamento no Cedes da Câmara dos Deputados, que está sendo relatado pelo deputado Da Vitória (PP-ES). A partir desse estudo, busca-se encontrar soluções efetivas para o enfrentamento desse problema.

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados, cujo objetivo é analisar e discutir temas de caráter inovador ou com potencial de transformar a realidade econômica, política e social do Brasil. Desde sua criação em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais resultaram em leis ou foram adotados por governantes.

O Cedes é composto por 23 parlamentares e é presidido atualmente pelo deputado Da Vitória. As publicações realizadas pelo centro podem ser baixadas gratuitamente no site da Câmara dos Deputados ou adquiridas na Livraria da Câmara.

A violência nas escolas é uma preocupação cada vez maior em nosso país, e é necessário que sejam realizados debates e estudos para buscar soluções efetivas para esse problema. A pedagogia restaurativa é uma abordagem que se propõe a construir uma cultura de paz nas escolas, priorizando o diálogo e a empatia. A audiência no Cedes é uma oportunidade para discutir e promover essa metodologia como uma alternativa para enfrentar a violência escolar.

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