Saúde recebe familiares de crianças submetidas a traqueostomia e apresenta ações de prevenção e reabilitação

No último dia 19 de outubro de 2023, o secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, recebeu familiares de crianças submetidas a traqueostomia, um procedimento cirúrgico que facilita a respiração do paciente. Durante a reunião, uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentou um projeto que será lançado para evitar a traqueostomia e promover a reabilitação dos pacientes que passaram pelo procedimento.

O projeto, elaborado pela equipe técnica da Sesau, tem como objetivo a criação de um ambulatório especializado para prevenir a necessidade de traqueostomia. Caso o procedimento já tenha sido realizado, a proposta inclui a reabilitação das crianças após receberem alta. Uma unidade móvel será implantada para levar uma equipe especializada aos hospitais, com materiais portáteis de alta tecnologia, permitindo o diagnóstico e o cuidado com o paciente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com o intuito de evitar a realização da traqueostomia.

Além disso, o Estado irá garantir as cirurgias de média e alta complexidade para correção e construção da via aérea das crianças. O ambulatório contará com atendimentos clínicos e multiprofissionais, envolvendo diferentes especialidades como cirurgiões torácicos, otorrinolaringologistas, pneumopediatras, farmacêuticos, técnicos instrumentadores, anestesistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e odontopediatras. Os pais e cuidadores também serão incluídos nessa linha de cuidado, recebendo treinamento para garantir os cuidados adequados com os filhos em casa.

O secretário Gustavo Pontes de Miranda ressaltou o compromisso do Governo de Alagoas em fornecer assistência completa às crianças após a realização da traqueostomia. Ele enfatizou que o projeto impactará positivamente na qualidade de vida dos pacientes e agradeceu o apoio do governador Paulo Dantas, que determinou a execução emergencial desse projeto.

Durante a reunião, um dos cirurgiões torácicos e de via aérea pediátrica, Wander Cardoso, explicou que todas as crianças receberão um encaminhamento para realizar a reabilitação no ambulatório. Ele enfatizou que os materiais utilizados serão apropriados para crianças e que os pacientes contarão com atendimento multiprofissional, incluindo cirurgias de reconstrução e correção, se necessário.

Os familiares presentes na reunião expressaram satisfação e gratidão em relação ao projeto. José Edson, mototaxista e pai de uma das crianças, agradeceu a atenção e o apoio do Governo em garantir os cuidados necessários para os filhos. Ele ressaltou que esse trabalho trará uma melhoria significativa na qualidade de vida das crianças.

O agente de trânsito Willian Barbosa também compartilhou sua esperança em relação ao tratamento da filha, destacando o olhar humanizado do Governo de Alagoas. A técnica de enfermagem Eliane da Silva relatou sua luta para obter a reabilitação adequada para o filho e expressou sua gratidão pelo comprometimento da Sesau em garantir esse cuidado.

O projeto apresentado pela Sesau demonstra o compromisso do Estado em prevenir a necessidade de traqueostomia e proporcionar a reabilitação adequada para as crianças que passaram por esse procedimento. O cuidado humanizado e multiprofissional visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes e fornecer apoio aos pais e cuidadores. O Governo de Alagoas se mostra comprometido em garantir uma assistência completa e eficiente para essas crianças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo