Workshop promovido pela Sesau aborda a Sífilis e busca a sua eliminação em Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizará na próxima terça-feira (24) o workshop “Sífilis: Rumo à Eliminação em Alagoas”. O evento, que acontecerá no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió, é destinado aos profissionais e estudantes de saúde, coordenadores de Atenção Básica e de Vigilância Epidemiológica dos 102 municípios alagoanos.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum e seu diagnóstico é realizado por meio do teste rápido. O tratamento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde municipais. A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Sífilis, enfermeira Hillary Gabrielle, ressalta a importância do workshop na conscientização sobre o combate à doença em Alagoas.

“A sífilis está muito emergente no nosso Estado, por isso, nossa luta é constante por ser uma patologia relacionada à questão sexual, que pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação, podendo evoluir para aborto, graves sequelas ao recém-nascido e até mesmo óbito”, afirma Hillary Gabrielle.

Durante o workshop, os participantes poderão acompanhar palestras da médica infectologista Mardjane Lemos e da médica infectopediatra Auriene Oliveira. O evento acontecerá das 8h às 14h e as inscrições podem ser feitas através do link disponível.

É importante lembrar que a sífilis pode apresentar vários estágios e sintomas diferentes. No estágio primário, pode aparecer uma lesão na região genital do indivíduo infectado. No estágio secundário, podem ocorrer lesões nas palmas das mãos e nas pontas dos pés. Já nos estágios latente e terciário, a doença pode ser assintomática.

Portanto, é fundamental que os profissionais de saúde estejam atualizados e capacitados para diagnosticar e tratar adequadamente a sífilis, contribuindo para sua eliminação em Alagoas. O workshop promovido pela Sesau visa proporcionar conhecimento e compartilhar informações sobre a doença, visando a conscientização e prevenção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo