Ações de prevenção ao câncer de mama são intensificadas em Unidades de Saúde de Maceió durante o Outubro Rosa.

No mês de outubro, várias Unidades de Saúde em Maceió têm realizado ações de prevenção voltadas para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Na última sexta-feira (20), foi realizado mais um Dia ‘D’ do Outubro Rosa, com intensificação de serviços, palestras educativas, distribuição de material educativo e atendimentos para usuários do SUS.

Nesta edição, a mobilização aconteceu em todas as Unidades dos distritos sanitários IV, V e VIII. Os profissionais dos equipamentos de saúde estiveram mobilizados na ação disponibilizando exames citopatológicos, exame clínico das mamas, aferição de pressão arterial, glicemia, teste rápido, vacina, solicitação de mamografia, sala de espera com assuntos alusivos à saúde da mulher e avaliação odontológica.

Para Suzângela Mendonça, coordenadora técnica de Atenção à Saúde da Mulher, o objetivo da ação é intensificar os serviços e atendimentos, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Ela também ressalta que os cuidados devem ser contínuos, e ao longo do mês ainda haverá outras atividades relacionadas ao tema.

Na Unidade de Referência em Saúde João Paulo II, localizada no Jacintinho, foram realizadas palestras educativas e intensificação de exames, além da solicitação de mamografias. A gerente da unidade, Mônica Barbosa, destaca que foi um dia muito produtivo, onde muitas informações sobre prevenção e cuidados com a saúde da mulher foram transmitidas. Segundo ela, a sensação é de dever cumprido.

Outra unidade de saúde que participou da mobilização foi a Unidade de Saúde da Família José Maria de Vasconcelos, no Ouro Preto. Durante o Dia D, foram oferecidas informações sobre promoção e prevenção à saúde, além de realização de citologias e solicitação de mamografias. Também foram promovidas rodas de conversa sobre a importância da psicologia no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, além dos direitos das pessoas com câncer de mama. Usuários que superaram a doença também compartilharam suas experiências.

A gerente da unidade, Verônica Almeida, agradeceu a participação da comunidade nas atividades, ressaltando a importância da presença das usuárias. Segundo ela, a USF sempre busca trazer informações sobre promoção e prevenção de saúde, e essa participação é fundamental.

A Unidade de Saúde da Família Frei Damião, no Benedito Bentes, também participou da mobilização, oferecendo palestras sobre câncer de mama e de colo de útero, sorteio de brindes e cestas básicas, distribuição de lanches saudáveis, além de realização de citologias e consultas.

Além dessas unidades, outras também participaram da mobilização, como a USF Dídimo Otto Kummer, o Pam Dique Estrada, a UBS Antônio de Pádua, a USF Ouro Preto, a UBS José Tenório, a USF Novo Mundo, a USF João Sampaio, a UBS Pitanguinha, a Unidade Docente Assistencial (UDA) Divaldo Suruagy, a URS Matia da Conceição Paranhos e a USF João Moreira.

É importante lembrar que o diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para aumentar as chances de cura. O Outubro Rosa é um movimento mundial que busca conscientizar a população sobre essa doença. As ações de prevenção e diagnóstico precoce realizadas pelas Unidades de Saúde de Maceió são essenciais para disseminar informações e cuidar da saúde das mulheres da cidade.

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Maceió)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo