Comissão de Infraestrutura aprova requerimentos para debates sobre logística reversa para painéis solares e problemas em pontes do Maranhão.

A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (24) dois requerimentos pedindo a realização de audiências públicas. Um dos requerimentos (REQ 81/2023) propõe um debate sobre o projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da logística reversa para painéis solares fotovoltaicos (PL 3.784/2023).

O pedido de audiência é do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), relator do projeto. O texto determina que os fabricantes de painéis solares estruturem e implementem sistemas para a coleta e reaproveitamento dos materiais descartados, conhecidos como logística reversa. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) é a legislação brasileira que trata do assunto, e o projeto de lei inclui os painéis fotovoltaicos entre os produtos que devem receber esse tratamento.

Para a audiência, o senador Izalci sugere que estejam presentes o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Adalberto Maluf, além de especialistas das áreas industrial e ambiental.

O outro requerimento aprovado pela CI (REQ 84/2023) solicita uma audiência para discutir problemas estruturais encontrados nas pontes do estado do Maranhão. A proposta é do senador Weverton (PDT-MA). Os problemas identificados são superlotação e desgaste nas pontes sobre o Rio Parnaíba, que ligam o município de Timon (MA) à cidade de Teresina (PI). Weverton sugere a presença dos governadores Carlos Brandão, do Maranhão, e Rafael Fonteles, do Piauí, assim como do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

As datas das duas audiências ainda serão definidas pela comissão.

Essas informações foram divulgadas pela Agência Senado, que não somos autorizados a citar diretamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo