Hospital do Coração Alagoano oferece atendimento odontológico a pacientes internados, cumprindo Lei Federal nº 2.776

No último semestre, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou 4.345 procedimentos odontológicos em pacientes internados, sendo 420 deles pré-cirúrgicos. A unidade, que trata de doenças cardíacas, também oferece atendimento odontológico, em conformidade com a Lei Federal nº 2.776, que determina a presença de uma equipe de dentistas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais.

A assistência odontológica no leito permite que o tratamento seja realizado pelo cirurgião-dentista em qualquer lugar, independentemente das condições clínicas do paciente durante a internação. O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, destacou que a unidade está na vanguarda da assistência, sendo uma das poucas que oferecem serviço de odontologia. Ele ressaltou a importância da avaliação odontológica pré-cirúrgica, principalmente em procedimentos de alta complexidade, como transplante e cirurgia cardiovascular.

Paulo César Santana, coordenador do Serviço de Odontologia do hospital, enfatizou que a assistência cardiológica é fundamental para evitar problemas como a endocardite, uma doença cardíaca decorrente de infecções dentárias. Ele ressaltou a necessidade de adequar a cavidade oral antes de qualquer cirurgia cardíaca, a fim de reduzir os riscos ao paciente, o tempo de internação e os custos para o hospital.

A equipe de dentistas do Hospital do Coração Alagoano age em consonância com a visão assistencial da unidade, buscando cuidar do paciente em sua integralidade. Santana afirmou que eles atuam de forma grandiosa, junto aos pacientes, no dia-a-dia do hospital, proporcionando qualidade de vida aos que estão internados.

A disponibilidade desse serviço odontológico em um hospital especializado no tratamento de doenças cardíacas é de extrema importância, pois contribui para uma abordagem holística do paciente, considerando a saúde bucal como parte integrante da saúde geral. Além disso, a prevenção de complicações como a endocardite por meio do tratamento odontológico adequado reduz os riscos e os custos para o paciente e o hospital.

Nesse sentido, o Hospital do Coração Alagoano se destaca como uma instituição que prioriza o cuidado completo ao paciente, oferecendo não apenas atendimento cardiológico especializado, mas também assistência odontológica de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo