Uncisal comemora 50 anos de Medicina da Ecmal em cerimônia que reúne ex-professores e egressos

Nesta quinta-feira (26/10), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realizará uma cerimônia para comemorar os 50 anos da primeira turma de Medicina da Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal). O evento contará com a presença de ex-professores e médicos que deram início ao curso em 1968.

A celebração começará pela manhã, com uma Missa na Igreja de São José, no Trapiche. Já à noite, acontecerá a solenidade festiva que reunirá os egressos da turma e ex-professores. A ocasião será marcada pela apresentação da nova placa da turma, que foi restaurada pela Uncisal.

O reitor Henrique de Oliveira Costa ressalta a importância da cerimônia para a universidade, que neste ano passou por uma grande reforma em sua estrutura física, e também para a comemoração do Jubileu de Ouro do curso de Medicina. Desde 2022, a Uncisal vem se empenhando para definir todos os detalhes das celebrações, com o objetivo de proporcionar uma solenidade à altura do que a turma merece.

Para o reitor, a história da Uncisal teve início com a turma da Ecmal, que contou com o apoio do Dr. Ib Gatto Falcão e do então governador Lamenha Filho para transformar o sonho da turma de excedentes do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em realidade. Atualmente, Henrique Costa é médico formado pela Ecmal, juntamente com seus quatro irmãos, e se sente emocionado em conduzir a instituição que o formou.

A primeira turma de Medicina formou 112 médicos, e alguns egressos que residem fora de Alagoas confirmaram presença na solenidade. Durante o evento, será realizada uma cerimônia simbólica de confirmação do grau de bacharel em Medicina.

A história da Ecmal está intimamente ligada ao ensino da Medicina em Alagoas. Antes, somente a Ufal oferecia o curso no estado. Em 1968, o curso de Medicina da Ufal tinha o maior número de excedentes, mas apenas 70 conseguiram realizar matrículas. Insatisfeitos, os alunos não matriculados realizaram protestos cobrando acesso ao ensino superior.

Após mobilizações e negociações em Brasília, o Governo do Estado e o Ministério da Educação firmaram um convênio para a criação da Ecmal. A instituição começou suas atividades em 1970, no prédio do Instituto de Ciências Biológicas na Praça da Faculdade. O primeiro diretor da Ecmal foi o Dr. Ib Gatto, que elaborou o projeto técnico aprovado no Conselho Estadual de Educação, possibilitando o reconhecimento no Conselho Federal.

Atualmente, a Uncisal é uma universidade e possui uma estrutura física que passou por reformas para melhor atender aos alunos. A cerimônia de comemoração dos 50 anos da primeira turma de Medicina da Ecmal representa um marco importante na história da instituição, que continua formando profissionais de qualidade na área da saúde.

*Com informações do site História de Alagoas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo