Anvisa aprova composição de vacinas contra influenza para uso no Brasil em 2024, seguindo recomendações da OMS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a composição das vacinas contra influenza que serão utilizadas no Brasil em 2024. Segundo o órgão, a mudança da composição das cepas do vírus da gripe é essencial para garantir a eficácia da imunização, uma vez que o vírus passa por mutações frequentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com a Anvisa, realiza análises regulares dos subtipos do vírus da gripe para aprimorar a eficácia da vacina. Com base nessas recomendações, a Anvisa publica anualmente a composição das vacinas que serão utilizadas no ano seguinte.

Para o ano de 2024, as vacinas trivalentes produzidas a partir de ovos de galinha utilizarão as cepas Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09, Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2) e Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria). Já as vacinas não baseadas em ovos terão a cepa do vírus A (H1N1) similar ao vírus influenza A/Wisconsin/67/2022 (H1N1)pdm09, a cepa A (H3N2) similar ao vírus influenza A/Massachusetts/18/2022 (H3N2) e também a cepa B.

Além disso, as vacinas quadrivalentes, além das cepas obrigatórias, contarão com um vírus similar ao vírus Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata).

A definição das cepas das vacinas é de extrema importância para garantir a proteção contra os diferentes subtipos do vírus da gripe que circulam no Brasil. Através da análise constante dos subtipos do vírus realizada pela OMS, é possível identificar quais cepas devem compor a vacina, visando uma maior eficácia.

A vacinação contra a influenza é uma medida preventiva fundamental para a saúde pública, uma vez que a gripe pode causar complicações graves, principalmente em grupos mais vulneráveis, como idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. A escolha das cepas da vacina é um trabalho realizado em conjunto pela OMS e pelas agências regulatórias de diversos países, levando em consideração a análise epidemiológica e a mutação do vírus.

A Anvisa destaca a importância de se vacinar anualmente contra a gripe, já que a composição da vacina é atualizada constantemente para garantir a máxima proteção contra as cepas mais circulantes. Ainda, reforça a necessidade de se manter as medidas de prevenção, como a higienização frequente das mãos e a etiqueta respiratória, mesmo após a vacinação.

Em suma, a aprovação da composição das vacinas contra influenza para o ano de 2024 pela Anvisa é um passo essencial para a prevenção da gripe no Brasil. Com a definição das cepas, espera-se uma maior eficácia da imunização e, consequentemente, a redução dos casos e complicações causadas pela gripe.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo