Fim da cobrança da passagem no transporte coletivo público urbano avança no Brasil, com 22 municípios adotando o passe livre pleno.

O avanço do sistema de passe livre no transporte coletivo público urbano tem sido uma realidade cada vez mais presente nas cidades brasileiras. De acordo com o pesquisador Daniel Santini, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), 2023 é o ano em que o maior número de municípios aderiram ao chamado passe livre pleno, que abrange todos os dias da semana. Atualmente, são 22 municípios que adotaram o sistema de tarifa zero.

Em 2021, 15 municípios aderiram ao passe livre, o que representa o segundo maior número de adesões desde que o sistema foi implementado. No total, o país conta atualmente com 84 cidades que oferecem o passe livre durante todos os dias da semana. A maioria dessas cidades está localizada no estado de São Paulo, com 24 municípios adotando a tarifa zero, seguido por Minas Gerais, com 23 municípios.

Os municípios de Caucaia (CE), Maricá (RJ), Ibirité (MG), Paranaguá (PR) e Balneário Camburiú (SC) são os que possuem maior população e adotaram a tarifa zero. Essa tendência de aumento na adesão ao passe livre nos últimos anos está relacionada à crise no transporte público coletivo em todo o país.

O pesquisador Daniel Santini destaca que a diminuição no número de passageiros nos ônibus tem prejudicado o equilíbrio financeiro do sistema. Com menos passageiros, torna-se mais difícil manter a receita da catraca e, consequentemente, a situação se agrava. Para compensar a queda na receita, as tarifas são elevadas, o que leva a uma redução ainda maior no número de passageiros.

Essa situação cria um cenário preocupante para a sobrevivência e continuidade do transporte público. Por esse motivo, estão sendo estudadas e testadas novas possibilidades de financiamento e organização para o sistema. Um exemplo disso é o projeto de lei proposto pelos vereadores de São Paulo, que prevê o passe livre parcial para pessoas de baixa renda. O projeto está em tramitação na Câmara dos Vereadores.

Além disso, a prefeitura de São Paulo solicitou um estudo de viabilidade para a adoção do passe livre na cidade. O projeto, chamado Tarifa Zero, está sendo desenvolvido pela São Paulo Transporte (SPTrans), empresa pública responsável pela gestão do transporte no município. Segundo a administração municipal, o levantamento ainda está em andamento e não há detalhes disponíveis para divulgação no momento.

O avanço do sistema de passe livre no transporte coletivo urbano brasileiro reflete a necessidade de encontrar soluções para a crise enfrentada pelo setor. Com a adesão de um número cada vez maior de municípios ao passe livre, espera-se que o transporte público possa ser mais acessível e atrativo para os cidadãos, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e a redução dos problemas causados pelo uso excessivo de veículos particulares.

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