Ícone do site Pauta Capital

Professora indígena conclui mestrado em educação e se torna a primeira mestre do povo Wassu Cocal

Simone Maria dos Santos Vanderley, uma professora indígena do povo Wassu Cocal, acaba de se tornar a primeira do seu povo a concluir um mestrado em educação. A egressa do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) celebrou essa conquista com seus colegas, anunciando que agora é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Aos 39 anos, Simone ingressou na primeira turma do Clind em 2010 e concluiu o curso em 2015, com habilitação em matemática e ciências biológicas. Para ela, a graduação foi a realização de um sonho. “Posso dizer que significa uma evolução não só pessoal, profissional, mas também para toda a comunidade uma vez que os conhecimentos adquiridos são empregados na própria comunidade, na busca pela efetivação das políticas públicas e educacionais”, afirmou.

Ao se tornar a primeira mestre do povo Wassu Cocal, Simone escreveu sua dissertação sobre a Gestão Escolar Indígena no Território Wassu Cocal, na linha de pesquisa história e política da educação. Durante seu mestrado, ela foi a única indígena em sua turma, o que a deixou orgulhosa, mas também causou tristeza. Agora, Simone deseja inspirar mais pessoas do seu povo a abraçarem a carreira acadêmica. “É um desafio. Quero incentivar e ajudar outros a conquistar, alçar voos ainda maiores”, ressaltou.

A trajetória de Simone representa um importante marco para a valorização e o reconhecimento da educação indígena no Brasil. A formação de professores indígenas e a obtenção de títulos de pós-graduação por parte desse grupo contribuem para fortalecer a presença e a voz das comunidades indígenas no sistema educacional, garantindo uma educação mais inclusiva e respeitosa com as diversidades culturais do país.

A Uneal, instituição onde Simone concluiu sua graduação, desempenha um papel fundamental nesse processo, oferecendo cursos específicos para a formação de professores indígenas e promovendo a valorização das culturas e saberes tradicionais. A conquista de Simone é um exemplo inspirador e mostra que, mesmo diante dos desafios e das adversidades, é possível alcançar objetivos e transformar realidades.

O próximo passo de Simone é continuar sua jornada acadêmica, buscando novos desafios e oportunidades de estudo e pesquisa. Sua história é um incentivo para que outros indígenas também busquem a formação acadêmica e contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A conquista de Simone representa um avanço significativo na luta pela valorização e preservação das culturas indígenas, além de reforçar a importância da educação como instrumento de transformação social.

Sair da versão mobile