Programa Cegonha Penedense distribui kits de enxoval para gestantes de baixa renda em Penedo.

No último mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) lançou o Programa Cegonha Penedense, que tem como objetivo fornecer kits de enxoval para gestantes de baixa renda que realizam o pré-natal nas unidades de saúde da Prefeitura de Penedo. Essa iniciativa foi implementada como forma de ampliar a cobertura de acompanhamento do pré-natal e beneficiar aquelas gestantes que atendem aos pré-requisitos estabelecidos pelo programa.

A distribuição dos kits para recém-nascidos está agendada para a próxima terça-feira, dia 31, a partir das 14 horas. O local escolhido para a entrega é o Círculo Operário, que fica próximo da Escola Estadual Gabino Besouro. Ao todo, 80 gestantes estão elegíveis para receberem os kits, que contam com itens essenciais para o cuidado dos bebês.

Para participar do Programa Cegonha Penedense, é necessário que a gestante cumpra alguns critérios pré-estabelecidos. Ela deve estar no terceiro trimestre de gestação e ter iniciado o pré-natal até a décima semana. Além disso, é necessário ter realizado no mínimo sete consultas de pré-natal, realizar testes laboratoriais para sífilis, HIV e hepatites B e C, fazer exames laboratoriais obrigatórios para o período de gestação, consultar um dentista, passar por uma ultrassonografia gestacional obstétrica e estar com o esquema vacinal completo.

A Secretária de Saúde de Penedo, Wannina Mendonça, destacou a importância do acompanhamento gestacional para a mãe e o bebê, ressaltando a necessidade de ampliar a assistência ao pré-natal. Segundo ela, o Programa Cegonha Penedense procura diminuir os índices de mortalidade infantil, oferecendo suporte às mães do município através das equipes de estratégia de saúde da família. O intuito é proporcionar um começo seguro e acolhedor aos bebês, levando esperança, amor e cuidado às mães que mais precisam.

Para obter mais informações sobre o Programa Cegonha Penedense, é recomendado entrar em contato com a sua Unidade de Saúde local. Essa iniciativa, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, visa garantir que todas as gestantes de baixa renda tenham acesso a um pré-natal adequado e recebam todo o suporte necessário para a chegada do bebê.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo