Diretora do Iplan participa de Encontro Nacional de Institutos de Planejamento e destaca ações inovadoras de Maceió

A diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Maria Luísa Machado, marcou presença no 6º Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), realizado em Londrina, no Paraná, nos dias 26 e 27 de setembro. O evento teve início com uma homenagem ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), que completou 30 anos, seguido por um workshop sobre reabilitação de áreas centrais e uma mesa redonda com especialistas sobre o assunto.

Durante o encontro, o Iplan de Maceió foi reconhecido como novo membro da rede e se destacou ao apresentar a estrutura inovadora do Instituto, assim como os programas em andamento nas regiões vulneráveis, as parcerias internacionais e a iniciativa da prefeitura de implantar o centro administrativo no Centro Histórico da cidade.

Maria Luísa Machado, diretora executiva de Planejamento Urbano e Cidade Inteligente do Iplan, ressaltou a importância das trocas de experiências proporcionadas pelo evento. Para ela, o encontro permitiu extrair aprendizados valiosos para melhorar os planos e projetos em andamento em Maceió, além de ampliar a relevância da capital alagoana no cenário do planejamento urbano no Brasil.

Para o presidente do Iplan, Antonio Carvalho, a participação de Maceió nessa rede de cooperação é fundamental para promover intercâmbios de conhecimento. Ele destacou que a cidade não apenas traz experiências de outros lugares, mas também compartilha suas próprias experiências com outras localidades.

No encerramento do evento, houve debates sobre a importância de uma pasta que reflita sobre a cidade a longo prazo e que seja capaz de aplicar projetos estratégicos e de qualidade. Também foram discutidas metas para fortalecer os institutos de planejamento urbano.

Além de Maceió, outras cidades e institutos brasileiros estiveram presentes no encontro, como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o Instituto de Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM), o Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) de Rondonópolis, o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) de Pernambuco, entre outros.

A participação de Maceió nessa rede de cooperação reforça a importância da cidade no desenvolvimento de ações e projetos que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e o planejamento urbano. O evento foi uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e buscar inspiração em experiências de outras localidades, contribuindo para o constante aprimoramento das políticas públicas voltadas para o planejamento urbano em Maceió.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo