Observatório Nacional prevê eclipse parcial da Lua neste sábado, com regiões leste do Brasil tendo a oportunidade de presenciar o fenômeno

Neste sábado (28), o Brasil terá a oportunidade de presenciar um eclipse parcial da Lua, um fenômeno astronômico que ocorre quando o satélite natural é encoberto pela sombra da terra. Segundo o Observatório Nacional, essa maravilha da natureza poderá ser vislumbrada na região mais ao leste do país, nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e parte de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí.

Durante um eclipse lunar parcial, a Lua fica encoberta por duas sombras: a umbra e a penumbra. A umbra é uma sombra escura que não recebe luminosidade do Sol, enquanto a penumbra é uma sombra clara que ainda recebe algum tipo de iluminação solar.

No momento em que a Lua adentra a umbra, ocorre o eclipse parcial. Já quando ela está totalmente inserida nessa sombra escura, temos o eclipse total. No caso do evento que ocorrerá no próximo sábado, os observadores nos estados mencionados anteriormente terão a oportunidade de ver apenas uma pequena parcela da Lua que ficará “mordida” por parte da Terra, já que a cobertura máxima será de apenas 6%. Esse momento especial ocorrerá durante o nascimento do satélite.

Para aqueles que desejam observar esse belo espetáculo celeste, o Observatório Nacional recomenda procurar locais com boa visibilidade para o leste, pois nessa direção ocorrerá o nascimento da Lua com o eclipse em andamento. É possível verificar a visualização do fenômeno em cada região através do site do Observatório.

No entanto, caso não seja possível observar diretamente o eclipse, o Observatório Nacional transmitirá o evento em tempo real pela internet, a partir das 15h. Além de exibir imagens do eclipse, os astrônomos convidados pelo Observatório terão conversas com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas. Durante a transmissão, será possível interagir com os astrônomos, enviando perguntas e comentários através do chat ao vivo no YouTube.

Vale ressaltar que os eclipses lunares ocorrem durante a Lua cheia, momento em que ela nasce quando o Sol se põe. Para aproveitar ao máximo esse espetáculo celestial, é recomendável buscar locais com boa visibilidade para o leste, onde o nascimento da Lua com o eclipse em andamento será mais facilmente apreciado.

Portanto, se você é um amante da astronomia ou apenas um curioso admirador do universo, aproveite a oportunidade e desfrute desse eclipse parcial da Lua, um fenômeno que nos proporciona uma perspectiva diferenciada e fascinante do nosso sistema solar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo