Alagoas inicia quinta etapa da campanha de vacinação contra Peste Suína Clássica garantindo imunização gratuita para todos os criadores

Nesta segunda-feira (30), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) de Alagoas deu início à quinta etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica. A imunização dos animais de todas as idades, que é fiscalizada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), seguirá até o dia 12 de dezembro.

Alagoas é o primeiro dos 11 estados da zona não livre da doença que aderiu ao projeto-piloto do Ministério da Agricultura. Essa parceria público-privada envolve o Governo do Estado, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos e outros parceiros. Na última etapa da campanha, foram vacinados 138.519 animais em mais de 5 mil propriedades, garantindo a maior cobertura vacinal até então.

Além disso, o estado de Alagoas se destaca por aportar recursos para imunização a custo zero para os criadores, a maioria deles agricultores familiares. Nessa etapa, foram destinados mais de R$ 400 mil para a vacinação dos animais.

A Peste Suína Clássica é uma doença viral e altamente contagiosa que afeta suínos domésticos e asselvajados, mas não é transmitida para os humanos. Os principais sintomas nos animais são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.

A importância da vacinação está relacionada à conquista do status de zona livre da Peste Suína Clássica por parte de Alagoas. Com esse status, é possível alcançar a não obrigatoriedade da vacina nos animais, fortalecendo a suinocultura do estado. Além disso, a imunização garante a saúde dos animais, aumenta o desempenho produtivo e permite a abertura de novos mercados para a comercialização da carne suína e outros produtos da cadeia produtiva.

Essa iniciativa faz parte de um esforço conjunto entre o governo e os criadores para combater a doença e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura em Alagoas. A vacinação gratuita é uma medida importante para garantir a continuidade da produção e a preservação da saúde dos suínos no estado. Com a continuidade e o sucesso dessa campanha, espera-se que Alagoas se torne referência nacional na prevenção da Peste Suína Clássica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo