Detran Alagoas leva jovens multiplicadores de Educação para o Trânsito à Arena Detranzinho

No último dia 30, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) promoveu a primeira turma de jovens multiplicadores de Educação para o Trânsito na Arena Detranzinho, localizada no prédio-sede do órgão, em Viçosa, região da Zona da Mata. O evento contou com a participação de quarenta estudantes de escolas públicas e privadas da cidade, que receberam orientações sobre as normas adequadas de trânsito.

Após a palestra, os alunos colocaram em prática tudo o que aprenderam ao instruir dez crianças no circuito da Arena Detranzinho. Os jovens multiplicadores repassaram conhecimentos sobre a importância do uso do capacete, as orientações para atravessar na faixa de pedestres e a relevância de respeitar a sinalização. A dinâmica de ensino foi facilitada pelo espaço, que conta com minicidade, circuito, placas e faixas.

Essa ação faz parte do projeto de descentralização de Educação para o Trânsito do Detran, que busca conscientizar os municípios sobre as condutas corretas no trânsito. Em Viçosa, os estudantes já apresentaram um seminário sobre o trânsito e realizaram uma blitz no município.

Para Ana Buarque, especialista em trânsito e transporte do Detran, essa iniciativa reforça o compromisso do órgão estadual com a educação para o trânsito. Os estudantes atuarão como multiplicadores, repassando os conhecimentos adquiridos em casa, na escola e na cidade. Além disso, a iniciativa cria nos adolescentes uma consciência sobre a conduta correta no trânsito, preparando-os para serem futuros condutores responsáveis.

Durante as atividades, os estudantes também tiveram a oportunidade de vivenciar um momento lúdico e instrutivo, levando conhecimento para as crianças. Karla Yanne, de 9 anos, aproveitou a experiência para aprender a fazer as curvas de bicicleta na Arena Detranzinho.

As instituições de ensino interessadas em agendar um dia na Arena Detranzinho podem entrar em contato com o Detran por meio do e-mail educacao@detran.al.gov.br ou pelos números (82)98883-1089 ou (82)988025052.

O projeto de jovens multiplicadores de Educação para o Trânsito do Detran Alagoas tem o intuito de formar cidadãos conscientes e garantir um trânsito mais seguro para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo