Empodera 60+: Ação promove música e assistência para idosos da Casa do Pobre em Ponta Grossa

No último dia 30, a Casa do Pobre, uma instituição de longa permanência localizada no bairro Ponta Grossa, recebeu o lançamento da ação Empodera 60+. O evento, que teve como objetivo oferecer assistência e entretenimento para as pessoas idosas, contou com a presença da banda da Guarda Civil Municipal, que emocionou os presentes com sua música.

Um dos destaques da manhã foi José Edson, um dos residentes da Casa do Pobre. Com muito orgulho, ele relembrou os anos em que foi baterista em uma banda de navio. “Eu rodei o mundo no navio tocando bateria para os turistas, também fazia segunda voz”, conta. Durante a apresentação da banda, José teve a oportunidade de cantar junto e emocionar a todos. Com lágrimas nos olhos, ele afirma que trazer alegria para quem precisa é o que todos precisam.

Ao ser questionado sobre o futuro, José revelou que está escrevendo músicas para gravar um CD autoral, incluindo uma música sobre sua experiência na Casa do Pobre. Ele compartilha a paixão pela música com Seu Cirilo, outro residente da instituição. Mesmo sem parentes próximos, Cirilo encontrou na música uma forma de se expressar. Cego há 30 anos, ele aprendeu a tocar pandeiro ainda criança e nunca deixou de praticar. “Sempre que posso eu toco o pandeiro, quando tem festa, quando a gente se reúne aqui, eu toco”, desabafa.

A coordenadora da Casa do Pobre, Selma Ferreira, ressalta a importância da arte na vida dos idosos, promovendo bem-estar e dignidade. Ela afirma que tanto José quanto Cirilo são exemplos de como a música pode trazer felicidade e realização na terceira idade.

Além do show da banda da Guarda Civil Municipal, a ação Empodera 60+ ofereceu uma variedade de serviços aos residentes da Casa do Pobre, em parceria com a Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc). Entre os serviços oferecidos estavam vacinação, consultas médicas, fisioterapia, nutrição, aferição de pressão e testes rápidos. Maria Pinheiro, residente de 73 anos, agradeceu por ter a oportunidade de cuidar de si mesma. “Agradeço a Deus, por tudo. Isso alegra muito a gente, e eu só posso agradecer a Deus por esta oportunidade que temos”, afirmou.

Segundo a secretária da Semuc, Ana Paula Mendes, o objetivo da ação é trazer mais dignidade e respeito para as pessoas que vivem nas instituições de longa permanência, muitas vezes em situação de vulnerabilidade. A intenção é levar a iniciativa para todas as instituições da cidade, com uma ação por mês sorteada para definir o local.

A ação Empodera 60+ na Casa do Pobre foi um sucesso, proporcionando momentos de alegria e cuidado para os idosos. A música e os serviços oferecidos contribuíram para promover o bem-estar e a dignidade dessa parcela da população, que tanto contribuiu ao longo da vida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo