Judô brasileiro conquista medalha de prata por equipes nos Jogos Pan-Americanos, em disputa acirrada contra Cuba

A equipe brasileira de judô conquistou a medalha de prata na disputa final por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Nesta terça-feira (31), o time nacional protagonizou um confronto acirrado contra a equipe cubana, ganhando três lutas e perdendo outras três. No entanto, acabou sendo derrotado na luta de desempate, perdendo assim a chance de conquistar a medalha de ouro.

O desempenho do judô brasileiro no Pan foi bastante positivo, sobretudo levando em consideração a corrida por um lugar nas Olimpíadas de Paris 2024. Foram conquistadas 16 medalhas no total, sendo sete de ouro, três de prata e seis de bronze. Esse resultado é três medalhas a mais do que o melhor desempenho obtido há 12 anos, na edição de Guadalajara, no México.

O judoca peso pesado Rafael ‘Baby’ Silva, de 36 anos, que faturou o bronze individual nesta edição dos Jogos Pan-Americanos, comentou sobre a campanha da equipe brasileira: “Acho que a gente fez uma campanha boa, a galera mais nova chegando com força total, que foi bem nos Jogos da Juventude e conseguiu ouro aqui. É bacana ver esta renovação. Fico feliz de participar deste momento, ver o que eu consigo melhorar, evoluir, e ir para cima da classificação olímpica para chegar a Paris e encerrar a carreira com chave de ouro”.

A classificação para as Olimpíadas de Paris será feita com base no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (IJF), considerando o período de julho de 2022 a junho de 2024. Serão 14 categorias individuais, além do torneio por equipes.

A treinadora da equipe feminina, Andrea Berti, destacou a importância da mescla entre atletas experientes e novatas para fortalecer a equipe: “Estamos trabalhando com essa equipe mesclada, que tem atletas muito experientes e novatas, isso é muito importante e fortalece muito a equipe. O trabalho para o Pan foi diferente, tivemos que classificar para vir, foi a primeira vez que aconteceu isso. Mesmo com atletas multicampeões, medalhistas olímpicos e mundiais, eles estavam motivados para estar aqui e buscar a medalha”.

Na competição por equipes, o time brasileiro conseguiu vitórias expressivas sobre Venezuela (4 a 1) e Colômbia (4 a 0) para chegar à final. Na luta decisiva contra a equipe cubana, Rafaela Silva conseguiu um ponto sem nem precisar lutar, já que não havia uma judoca cubana na categoria (57 kg). Em seguida, Gabriel Falcão ampliou a vantagem para o Brasil ao vencer Magdiel Estrada. No entanto, as lutas seguintes não foram favoráveis para o Brasil, com derrotas de Luana Carvalho e Rafael Macedo. O empate no placar veio com a vitória de Beatriz Souza sobre Idalys Ortiz, mas na luta de desempate, o judoca cubano Andy Gandra superou Rafael ‘Baby’ Silva, conquistando assim a medalha de ouro para a equipe de Cuba.

Apesar da prata, a participação do judô brasileiro no Pan mostra que a equipe está no caminho certo rumo às Olimpíadas de Paris 2024. Com um elenco formado por judocas experientes e jovens talentos, o Brasil busca se consolidar como potência na modalidade e brigar por medalhas no cenário internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo