Saúde discute na ALE assistência à pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Alagoas

No dia 1º de novembro de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou de uma reunião com a Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), onde foi discutida a assistência estadual à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro ocorreu na sede do Legislativo estadual, localizada no Centro de Maceió, e teve o objetivo de apresentar o planejamento e as ações executadas pela Sesau nessa área.

Durante a reunião, o superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Ermi Ferrari, destacou o compromisso do Estado com a população autista. Ele ressaltou que é um momento de prestar contas à sociedade sobre as ações que o Estado vem realizando para as pessoas diagnosticadas com o espectro Autista. Ferrari ressaltou o desafio coletivo do Estado com os municípios para desenvolver um trabalho qualificado visando assegurar a assistência dessas pessoas, em sua maioria crianças.

De acordo com o superintendente, as ações da Sesau estão divididas em três frentes de execução, seguindo os prazos de curto, médio e longo prazos. Ele explicou que os projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com as outras secretarias que compõem o Governo de Alagoas. Entre as ações já em andamento estão a capacitação de profissionais para um atendimento mais humanizado e o compromisso com o rastreamento precoce do distúrbio pelo MCHAT-R, uma escala de rastreamento que pode ser utilizada em todas as crianças durante visitas pediátricas. Além disso, a Sesau está trabalhando no lançamento de um Sistema Único de Regulação de Pessoas com TEA, visando evitar duplicidade de cadastros nas filas para os Centros de Atendimentos vinculados aos municípios.

O planejamento de ações da Sesau envolve a criação do Centro Estadual do Transtorno do Espectro Autista, o acolhimento com cadastro e emissão de documentos para pessoas com TEA e o credenciamento de Clínicas Especializadas em Reabilitação. Além disso, a Secretaria está capacitando profissionais dos 102 municípios para um atendimento humanizado na Rede Estadual de Saúde e realizando auditorias nos Centros Especializados em Reabilitação de Maceió. Na fase 3 do planejamento, está previsto a realização de um censo de pessoas com TEA no Estado e a criação de um Sistema Único Estadual para regulação dessas pessoas, além de tele interconsultas com especialistas.

Ermi Ferrari ressaltou a importância do censo para o desenvolvimento de estratégias eficazes e melhoria no atendimento às pessoas com TEA dentro dos municípios. Ele concluiu a apresentação reforçando o compromisso do Estado em garantir a assistência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, ressaltando que esse é um trabalho coletivo que envolve não apenas a Sesau, mas também os municípios e outras secretarias do Governo de Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo