Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha Novembro Azul para conscientização sobre saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió deu início hoje, quarta-feira (1º), aos atendimentos relacionados à campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde do homem, em especial no que diz respeito à prevenção, detecção e cuidado do câncer de próstata. Durante todo o mês, as unidades de saúde da cidade estarão intensificando as atividades, incluindo palestras educativas, realização de exames e atendimento médico.

A abertura oficial da campanha está marcada para o dia 8 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro da cidade. O evento contará com a presença do secretário Luiz Romero Cavalcante, servidores e convidados. Na ocasião, serão realizados testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis, sessões de auriculoterapia e ventosaterapia, sorteio de brindes e apresentação do coral Saúde em Canto.

Ao longo do mês, serão realizadas diversas ações de prevenção em todas as unidades de saúde de Maceió. A programação inclui palestras em unidades de saúde, estabelecimentos comerciais e ONGs, oferta de serviços de saúde no Centro da cidade e orientações sobre saúde do homem na Academia do Povo do Prado.

Além disso, a campanha conta com a intensificação dos atendimentos ao público masculino nas unidades que participam do Corujão da Saúde e na Tenda Saúde da Gente, que estará em diferentes bairros de Maceió. Também está previsto o I Seminário Municipal da Saúde do Homem, como forma de destacar a importância dos cuidados com a saúde masculina.

Camila Calaça, técnica responsável pelo Programa Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que a expectativa para a campanha é alta, pois, apesar das ações de saúde do homem ocorrerem durante todo o ano, o mês de novembro é uma oportunidade adicional de alcançar o público e falar sobre o tema.

“A campanha se configura como uma grande chance de mostrar que o homem também deve estar atento à própria saúde e se presentear constantemente com ações de cuidado. A prevenção deve se tornar parte da rotina dos homens, pois diminui o risco de doenças e aumenta as chances de cura, já que um diagnóstico precoce é mais provável em casos de doenças”, ressalta Camila Calaça.

O movimento Novembro Azul é uma iniciativa mundial criada com o objetivo de alertar a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), fatores como estilo de vida, idade avançada, hereditariedade, obesidade e exposição a componentes químicos estão associados ao desenvolvimento da doença.

Neste ano, a campanha Novembro Azul em Maceió tem como slogan “Mude a rota. Siga o caminho da prevenção” e desenvolve diversas ações voltadas para a orientação e os cuidados com a saúde masculina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo