5 de novembro: Dia Nacional da Língua Portuguesa, da Cultura e da Ciência, e aniversários de Ary Barroso, Tchaikovsky e Felipão

Hoje, 5 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil. Essa data foi instituída pela Lei n° 11.310 em 2006 e tem como objetivo celebrar a língua portuguesa, homenageando o escritor Ruy Barbosa. Vale ressaltar que também existe o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que é celebrado internacionalmente.

Além disso, hoje também é o Dia da Cultura e da Ciência no país. Essa data foi estabelecida em 1970 com o objetivo de reconhecer a importância da cultura e da ciência como pilares fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. Na semana, também são celebradas outras datas relacionadas a profissões, como o Dia Nacional do Médico Radiologista e o Dia Nacional do Urbanismo, ambos no dia 8 de novembro.

Uma das figuras emblemáticas desta semana é o compositor mineiro Ary Barroso, que completaria 120 anos. Ary Barroso foi um dos principais nomes da história do rádio no Brasil e sua biografia foi contada pela Rádio MEC no ano passado, em uma série especial sobre os 100 anos do rádio no país.

No dia 6 de novembro, é lembrada a morte do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky há 130 anos. Tchaikovsky é considerado um dos maiores nomes da música clássica e foi homenageado em diversos programas da EBC, como o Partituras.

Por fim, no dia 7 de novembro, o treinador Luiz Felipe Scolari, conhecido como Felipão, completa 75 anos. Felipão foi o técnico responsável pela conquista do pentacampeonato mundial pela seleção brasileira em 2002. Em 2014, o Núcleo de Dramaturgia da EBC apresentou uma simulação de diálogo entre Felipão e Telê Santana.

Além dessas comemorações, a semana também conta com outras datas relevantes, como a morte do cineasta Humberto Mauro, a assinatura do decreto que permite a migração das emissoras de rádio para a faixa FM, o nascimento do filósofo Albert Camus, entre outros acontecimentos históricos e feriados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo