Ícone do site Pauta Capital

Governo inicia formação sobre igualdade de raça e gênero no serviço público em trilha de capacitação online.

Governo inicia formação sobre igualdade de raça e gênero no serviço público

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) deu início, nesta segunda-feira (06), a uma trilha de capacitação para fortalecer a equidade racial e de gênero nas organizações públicas de Alagoas. Em parceria com o Instituto Gesto, o projeto acontece de forma online durante o mês de novembro e conta com a participação de servidores do estado.

Embora aberto a todos os servidores, a formação tem foco especial nos profissionais que atuam na área de recursos humanos. Segundo o secretário de Planejamento, essa compreensão é fundamental para a aplicação de políticas de seleção mais inclusivas e antidiscriminatórias. A temática da igualdade de raça e gênero foi recorrente durante a elaboração participativa do Plano Plurianual (PPA) deste ano.

O objetivo do governo é reduzir a desigualdade dentro do serviço público, por isso foram desenvolvidas ações como a Trilha de Equidade na Gestão Pública. O secretário ressaltou a importância dessa temática como um dos principais eixos a serem trabalhados nos próximos anos. A primeira etapa da formação foi conduzida pela especialista Giszele Silva, consultora em equidade racial e de gênero no Instituto Gesto.

Durante a apresentação, Giszele destacou a necessidade de entendimento sobre o racismo e a importância de atuar, engajar e promover transformações na sociedade. Para ela, a formação tem o propósito de gerar uma amplitude de visão e trilhar o caminho rumo a uma gestão mais inclusiva.

O curso da Trilha de Equidade na Gestão Pública é composto por quatro temas estratégicos: construção e impacto social dos racismos, equidade racial na gestão pública, gestão de pessoas com equidade e gestão inclusiva. Com duração de quatro semanas, ao final do curso os servidores receberão um certificado de participação com carga horária total de 16 horas.

A iniciativa busca promover a igualdade de oportunidades dentro do serviço público, promovendo um ambiente mais inclusivo e combatendo a discriminação racial e de gênero. O governo destaca a importância de sua participação nesse processo, desenvolvendo ações e políticas que contribuam para a equidade e fortalecimento dos direitos humanos.

Sair da versão mobile