Mutirão do Novembro Azul realiza 400 exames de PSA no Centro de Patologia da Uncisal.

No último dia 6 de novembro, o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realizou um mutirão para a realização de 400 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico). O exame é utilizado como principal método de diagnóstico do câncer de próstata e está disponível para homens a partir de 40 anos.

A ação faz parte da campanha “Novembro Azul”, que tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde. O agendamento dos exames deve ser feito por meio de encaminhamento do Centro de Diagnóstico e Imagem (Cedim) ou do Ambulatório de Especialidades (Ambesp), unidades de apoio assistencial da Uncisal, ou pelas unidades de saúde credenciadas pelo Sistema Nacional de Regulação (SisReg).

Telma Amorim, diretora do Centro de Patologia da Uncisal, explicou que o CPML funciona sob o sistema SUS (Sistema Único de Saúde) porta fechada, ou seja, os pacientes só são atendidos por encaminhamento de unidades credenciadas. Já os servidores da Uncisal devem procurar a Supervisão de Atenção à Saúde e Bem-Estar (Sasbem) ou o Setor de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) para agendar o exame.

Amorim alertou para as condições obrigatórias de preparo para a realização do exame de PSA. A coleta do material deve ser feita entre 6h30 e 9h e é necessário seguir algumas restrições, como não ter ejaculado nas últimas 48 horas, não ter feito exercício em bicicleta ou andado de motocicleta nos últimos dois dias, entre outras.

Os pacientes que apresentarem resultados alterados devem retornar à unidade ou ao médico solicitante para realizar exames de imagem complementares. Esses exames podem ser feitos no Cedim e os resultados serão encaminhados ao especialista do Ambesp para acompanhamento.

A campanha “Novembro Azul” busca conscientizar os homens brasileiros sobre a importância da prevenção e da realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial. Apesar das constantes campanhas, muitos homens ainda relutam em seguir as recomendações de rastreamento. Vale ressaltar que o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

A iniciativa do CPML da Uncisal em realizar o mutirão de exames de PSA é fundamental para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. É importante que todos os homens acima de 40 anos estejam atentos à sua saúde e realizem o exame preventivo regularmente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo