Tecnologia de biometria facial é utilizada para coibir fraudes no transporte público de Maceió, resultando em mais de 5 mil cartões suspensos.

Os ônibus da capital de Maceió estão utilizando a tecnologia de biometria facial como uma forma de evitar fraudes no transporte público. O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió possui um dos sistemas de bilhetagem mais modernos do país e utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para fiscalizar o uso dos cartões de gratuidade, como o Vamu Escolar, Sênior, Especial e Especial com Acompanhante.

Entre janeiro e setembro deste ano, mais de 5 mil cartões foram suspensos devido ao uso inadequado detectado pelas câmeras de reconhecimento facial. As imagens captadas pelas câmeras são validadas por técnicos do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb). Os cartões de gratuidade são exclusivos e intransferíveis, sendo de uso exclusivo de seus titulares.

As principais causas de bloqueio dos cartões estão relacionadas ao uso por terceiros e à entrada inadequada nos ônibus. Muitos usuários tentam entrar pela porta do meio ou traseira, em vez de utilizarem a porta da frente. Além disso, há casos em que duas pessoas passam juntas pela catraca, o que é considerado uma prática irregular.

A gerente da Divisão de Cadastros do DMTT, Michelly Amâncio, ressaltou a importância do sistema para coibir fraudes e garantir que apenas as pessoas que têm direito à gratuidade possam utilizá-la. Segundo ela, todos os embarques são fiscalizados rigorosamente para garantir a correta utilização dos cartões.

Caso um usuário tenha seu cartão bloqueado, a orientação é procurar a sede do DMTT, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, para obter informações sobre o motivo do bloqueio. A penalidade para a primeira irregularidade é de 30 dias de bloqueio, sendo necessário assinar um termo de responsabilidade e cumprir o prazo. Após esse período, o usuário pode comparecer ao DMTT para desbloquear o cartão. Em caso de reincidência, a penalidade é de 60 dias de bloqueio, e, na terceira vez, o cartão é suspenso por 180 dias.

A tecnologia de biometria facial utilizada nos ônibus de Maceió é uma medida importante para evitar fraudes no transporte público e garantir que apenas as pessoas que têm direito à gratuidade possam utilizá-la. O DMTT tem atuado de forma rigorosa na fiscalização dos embarques e no bloqueio dos cartões em casos de uso indevido. É fundamental que os usuários respeitem as regras e utilizem corretamente seus cartões para garantir a eficiência e a justiça no sistema de transporte público da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo