Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha de vacinação antirrábica em Maceió para imunizar 120 mil animais em três meses.

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió lançou uma campanha de vacinação antirrábica que terá início no próximo sábado, dia 11. Durante três meses, equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) percorrerão os bairros da capital oferecendo imunização contra a raiva para animais de oito distritos sanitários, abrangendo áreas das partes alta e baixa da cidade. A expectativa é imunizar cerca de 120 mil animais em toda Maceió.

No primeiro dia da ação, que ocorrerá no próximo sábado, as equipes da UVZ estarão em 18 pontos do bairro Benedito Bentes. Já no dia 18 de novembro, o imunizante será disponibilizado em mais 20 localidades da parte alta da cidade. A mobilização acontecerá das 8h às 17h nos dois dias, com uma média prevista de 40 mil cães e gatos das regiões.

Dario Guedes, coordenador-geral da UVZ, destacou a importância da vacinação dos animais contra a raiva e fez um apelo para que os donos levem seus pets aos pontos de imunização. Ele ressaltou que a vacina antirrábica é a ferramenta mais eficaz para combater a raiva, uma doença incurável que pode afetar tanto os animais quanto os seres humanos.

Guedes também afirmou que não é necessário levar documentos para vacinar os animais, apenas o tutor precisa comparecer a um dos pontos de vacinação, com o animal na guia ou na caixa de transporte.

A campanha continuará em dezembro, abrangendo outros bairros de Maceió, e terá conclusão em janeiro de 2024. É importante lembrar que nem todos os animais podem ser vacinados contra a raiva, havendo restrições nos casos de prenhez avançada, animais debilitados, com problemas de pele severa, clinicamente comprometidos ou de filhotes com menos de 4 meses.

A raiva é uma zoonose transmitida por um vírus mortal tanto para o homem quanto para o animal. A transmissão ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Portanto, é de extrema importância que os maceioenses levem seus animais para se vacinar, evitando assim o surgimento de novos casos da doença. A vacinação é a forma mais eficaz de combate à raiva, e a participação da população é essencial para o sucesso da campanha.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo