Busca ativa por dependentes químicos em Penedo resulta no encaminhamento de três pessoas para tratamento na Rede Acolhe

A Secretaria de Prevenção à Violência realizou uma importante busca ativa por dependentes químicos na cidade de Penedo, que resultou no encaminhamento de três pessoas em situação de rua para tratamento. A ação foi coordenada pelo Centro de Acolhimento de Arapiraca e teve a parceria do Creas de Penedo, além do apoio da Polícia Militar.

Na noite de terça-feira, o Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química de Arapiraca realizou abordagens e intervenções psicossociais junto à população em situação de rua em Penedo. O objetivo era identificar os indivíduos que necessitavam de tratamento para dependência química e encaminhá-los para a Rede Acolhe. A ação foi fundamental para ajudar aqueles que, devido à sua condição, muitas vezes não conseguem acionar os serviços necessários para receber ajuda.

O trabalho em parceria com o Creas de Penedo e o apoio da Polícia Militar foi essencial para o sucesso da operação. Durante as atividades, as equipes puderam orientar os indivíduos sobre as maneiras de reabilitação e oferecer suporte psicossocial. O coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, Felipe Bispo, ressaltou a importância dessa ação, considerando o alto índice de comprometimento com o uso de álcool ou outras drogas entre a população em situação de rua.

Após o encaminhamento para uma das 33 comunidades acolhedoras credenciadas pela Seprev, os indivíduos passam por até quatro meses de tratamento, podendo ser prorrogado por mais dois. Ao finalizar esse processo, eles são acompanhados por agentes da reinserção social e podem se inscrever em cursos profissionalizantes para reinserção no mercado de trabalho.

Essa iniciativa da Secretaria de Prevenção à Violência é de extrema importância para oferecer suporte e tratamento para aqueles que lutam contra a dependência química e se encontram em situação de vulnerabilidade. A busca ativa realizada em Penedo foi mais um passo significativo na luta contra a violência e a marginalização, proporcionando esperança e oportunidades de recuperação para aqueles que mais precisam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo