Comissão da Câmara dos Deputados aprova inclusão de temas sobre mudanças climáticas na Lei da Política Nacional de Educação Ambiental

Comissão da Câmara dos Deputados aprova inclusão de temas relativos ao meio ambiente na legislação educacional

Na tarde de ontem, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que propõe a inclusão de temas relacionados às mudanças climáticas e à proteção da biodiversidade na Lei da Política Nacional de Educação Ambiental.

O projeto foi analisado em caráter conclusivo, o que significa que, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara, seguirá para o Senado para apreciação.

A proposta busca incluir no escopo da educação ambiental o estímulo à participação nas ações de prevenção, mitigação e adaptação às mudanças do clima, estancamento da perda de biodiversidade, e educação voltada à percepção de riscos e vulnerabilidades a desastres socioambientais. Além disso, busca auxiliar no alcance de objetivos previstos em políticas e programas voltados à melhoria das condições de vida e da qualidade ambiental.

Atualmente, a política estabelece sete objetivos da educação ambiental, incluindo a democratização das informações ambientais e o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente.

A proposta aprovada também estabelece que pesquisas e experimentos relacionados à política de educação ambiental deverão estar focados em desenvolver instrumentos e metodologias para a educação sobre mudanças do climáticas e suas consequências.

Outro ponto destacado no projeto é a necessidade de assegurar a inserção de temas relacionados às mudanças do clima e controle da perda de biodiversidade nos projetos institucionais e pedagógicos da Educação Básica e da Educação Superior.

A relatora do projeto, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), apresentou parecer favorável ao substitutivo da Comissão de Educação ao Projeto de Lei 1733/15, do deputado Luciano Ducci (PSB-PR). Segundo a deputada, a ideia é preparar os jovens para lidar com as mudanças climáticas e encarar essa realidade como uma questão urgente que demanda respostas.

A reportagem foi realizada por Paula Moraes, com edição de Rachel Librelon.

Dessa forma, a mudança na legislação educacional evidencia a preocupação do poder legislativo com a inclusão de temas relevantes e urgentes para a formação dos jovens em relação ao meio ambiente e às mudanças climáticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo