31º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade reúne 7 espaços culturais em São Paulo para celebrar a diversidade LGBTQIA+

Sete espaços culturais da capital paulista estão realizando a 31ª edição do Festival MixBrasil, o maior evento LGBTQIA+ da América Latina, de hoje (9) até o próximo dia 19. Com o tema A gente nunca foi tão Mix, o festival busca celebrar a diversidade de linguagens que compõem a programação, orientações sexuais e identidades de gênero. Ao longo de 11 dias, haverá espetáculos teatrais originais de Taiwan, França e do Brasil, além de 119 filmes de 35 países e de 13 estados brasileiros. Também serão apresentadas experiências XR com temáticas queer vindas de diversos países.

O público poderá conferir literatura, performances e o Show do Gongo, com a atriz Marisa Orth. Além disso, também haverá o MixGames, que apresentará uma seleção de jogos engajados na luta pela diversidade e inclusão. O evento ainda contará com o prêmio Ícone Mix, que homenageia a atriz, roteirista, dramaturga, diretora e ativista pela representatividade trans no teatro e no cinema Renata Carvalho, e o Crescendo com a diversidade, destinado ao público infantil.

O diretor do festival, André Fischer, ressaltou a importância de levar mensagens que contribuam para uma verdadeira aceitação da comunidade LGBTQIA+, desde cedo. “Quando se fala de produção cultural LGBTQIA+, está se falando de informações”, afirmou Fischer. O festival apresentará títulos inéditos no Brasil, como Todas as Cores Entre o Preto e o Branco, Orlando, Minha Biografia Política e 20.000 Espécies de Abelhas, vencedores do Teddy Award no Festival de Berlim. Entre os representantes brasileiros, estão Assexybilidade, Corpo Presente, Capim Navalha, Uma Tarde Pra Tirar Retrato, Todos Morrem Tentando Fazer uma Obra Prima, M de Mães e Antígônadá.

A programação online poderá ser assistida gratuitamente pelas plataformas do Sesc Digital, Spcine Play e Itaú Cultural Play. Toda a programação do festival pode ser conferida no site do evento e nas redes sociais associadas.

O 31º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade acontecerá de 9 a 19 de novembro e contará com toda a programação gratuita. Os locais de realização incluem o Cinesesc, Centro Cultural São Paulo, Spcine Olido, Teatro Sérgio Cardoso, Museu da Imagem e do Som, Instituto Moreira Salles e Museu da Língua Portuguesa. Os ingressos serão disponibilizados uma hora antes do início de cada sessão na bilheteria dos locais. No Museu da Imagem e do Som, o acesso às experiências XR e games ocorrerá por ordem de chegada, enquanto no Museu da Língua Portuguesa, o acesso será gratuito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo