Ícone do site Pauta Capital

Deputado propõe projeto de lei para incentivar a iniciação científica e ampliar o desenvolvimento de habilidades dos estudantes

Na última quarta-feira, 8 de novembro, a sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Alagoas foi marcada pela apreciação de 22 matérias na ordem do dia. Uma das principais discussões girou em torno do projeto de lei ordinária nº 60/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam, do partido União Brasil. O projeto tem como objetivo promover e incentivar a iniciação científica no Estado de Alagoas.

Durante a sessão, o deputado Delegado Leonam destacou a importância do projeto, afirmando que o mesmo “estabelece diretrizes para que os estudantes da educação básica das escolas da rede pública estadual tenham acesso à cultura científica, a fim de ampliar o desenvolvimento de suas habilidades e o aprendizado de técnicas e métodos de pesquisa que estimulem o pensamento científico e a criatividade”.

Dentre as diretrizes propostas no projeto, está o protagonismo dos estudantes no processo de construção e reconstrução de conhecimento em prol do bem comum, a promoção do processo de ensino-aprendizagem, com atividades relacionadas ao campo científico de uma determinada área do conhecimento, e a difusão da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

O foco do projeto é também promover o aprimoramento da qualidade da educação básica, a ampliação do estudo, da pesquisa, da ciência, da inovação e do desenvolvimento de competências para a aprendizagem, e o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas. De acordo com o deputado Delegado Leonam, o objetivo principal é permitir o acesso e a integração à cultura científica por parte dos estudantes, a fim de ampliar o desenvolvimento de suas habilidades e a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa capazes de estimular o pensamento científico e a criatividade.

Além disso, o deputado ressaltou que a política proposta pelo projeto tem como finalidade aumentar o número de mulheres em carreiras relacionadas às ciências e melhorar o ensino em geral. Com mais incentivo à iniciação científica, Delegado Leonam espera que haja uma melhoria significativa no sistema educacional de Alagoas.

O projeto de lei nº 60/2023 ainda precisa ser discutido e aprovado em 2º turno para se tornar lei, após sanção ou promulgação. A expectativa é de que a proposta seja votada e aprovada em breve, trazendo benefícios significativos para a educação no estado.

Sair da versão mobile