Dependentes químicos da Rede Acolhe concluem tratamento e são beneficiados com curso profissionalizante pela Secretaria de Prevenção à Violência.

Dependentes químicos que concluíram tratamento na Rede Acolhe são contemplados com curso profissionalizante

Nesta sexta-feira (10), dependentes químicos que finalizaram o tratamento na Rede Acolhe deram início ao módulo prático do curso de barbeiro. A iniciativa é oferecida pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e faz parte da etapa de reinserção social e produtiva dessas pessoas, com o objetivo de capacitá-las para o mercado de trabalho.

A formação conta com 20 vagas preenchidas pelos ex-acolhidos, que veem na qualificação profissional uma oportunidade de retorno digno à sociedade. Segundo o gerente de Reinserção Social da Seprev, Diego Barros, a capacitação profissional desse público é fundamental para que eles possam iniciar uma vida mais positiva, garantindo sua dignidade e minimizando as chances de recaídas.

Essa é a décima vez que a Secretaria realiza um curso profissionalizante para ex-acolhidos, ressaltando o compromisso do Governo do Estado em promover a capacitação desse público. Os certificados obtidos durante os cursos podem abrir portas para novas oportunidades de emprego, possibilitando um recomeço na vida dessas pessoas.

Esse é o caso de Carlos Jorge Monteiro, que está na etapa de reinserção e vê a chance de se especializar como uma oportunidade única. A gratidão pela oportunidade oferecida pelo Governo de Alagoas é evidente, e as perspectivas de emprego e recomeço de vida são agora mais reais.

As aulas são fruto de um contrato entre o Governo de Alagoas, por meio da Seprev, e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), contemplando não apenas os dependentes químicos atendidos pela Rede Acolhe, mas também adolescentes e jovens do Sistema Socioeducativo de Alagoas.

A capacitação profissional desses ex-acolhidos é vista como um investimento em oportunidades e reinserção digna na sociedade, e a expectativa é de que esses cursos tragam resultados efetivos na vida dessas pessoas.

É fundamental destacar a importância desse tipo de iniciativa no combate às recidivas e na promoção de um retorno mais positivo dessas pessoas à sociedade. Evidencia-se, assim, a preocupação e o comprometimento do Governo de Alagoas em investir na formação e capacitação desse público, vislumbrando um futuro mais promissor para todos os envolvidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo