Projeto Barco Escola do IMA leva educação ambiental para estudantes de Marechal Deodoro

Por meio do projeto Barco Escola – Navegando com Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) retomou suas atividades nessa sexta-feira (10), levando estudantes do 5º e 7º ano da Escola Municipal Professora Maria Petrolina de Gouvêa, que fazem parte do Projeto Guarda Mirim em Marechal Deodoro, para um passeio educativo no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).

A iniciativa contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marechal (APA) Deodoro, membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Santa Rita, técnicos da Gerência de Unidades de Conservação (Geruc) e da Gerência da Educação Ambiental (Gedam) do IMA, todos contribuindo para a experiência educacional das crianças.

Antes de embarcar, os alunos tiveram uma aula sobre a geografia do Complexo Lagunar, além de aprender sobre a importância vital da proteção da fauna e da flora, e receberam informações sobre as Unidades de Conservação. O objetivo é ampliar o entendimento das crianças sobre o ecossistema local e estabelecer um senso de responsabilidade ambiental.

Durante o passeio de catamarã, as crianças absorveram informações valiosas sobre como a poluição pode desencadear desequilíbrios ecológicos e afetar diretamente os animais aquáticos. Exemplificando, os educadores falaram sobre a extinção de peixes na Lagoa Mundaú devido à poluição.

Representantes da Gerência de Educação Ambiental enfatizaram a importância de integrar a educação ambiental no aprendizado das crianças, destacando a necessidade de desenvolver uma identidade ambiental e compreender os impactos ambientais e sociais. A coordenadora do Projeto Guarda Mirim, Roberta Souza, ressaltou que a participação das crianças no projeto Barco Escola pode influenciar significativamente no aprendizado e desenvolvimento delas.

Essa jornada educativa visa sensibilizar as crianças para que compreendam a importância da preservação do meio ambiente e se tornem multiplicadores da informação em relação à questão ambiental. Com o projeto, o IMA-AL busca formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação e conservação do meio ambiente. A retomada do Barco Escola é mais uma ação importante para promover a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da preservação da natureza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo