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Enem 2023: Ausência de candidatos chega a 33,57% no segundo dia de provas em Alagoas, aponta balanço do MEC

No segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado no último domingo (12), Alagoas registrou uma taxa de ausência de 33,57%, o que equivale a 27.785 inscritos que não compareceram para realizar as provas. Esse dado foi apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) e chama atenção para a diminuição do número de participantes em comparação com o total de inscritos.

Ao todo, 54.979 candidatos compareceram às provas de ciências da natureza e matemática, que foram aplicadas em 216 locais distribuídos em 26 municípios alagoanos. Esse número representa cerca de 66,43% dos candidatos inscritos para o Enem no estado. No entanto, o total de inscritos em Alagoas era de 82.762 candidatos, o que significa que mais de 24 mil não compareceram no primeiro dia de provas, realizado em 6 de novembro, que englobava as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, cujo tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Os participantes e interessados poderão conferir o gabarito oficial e os cadernos de questões no portal do Inep a partir das 19h (horário de Brasília) da próxima terça-feira (14). Essa disponibilização é aguardada por muitos estudantes, que poderão conferir o desempenho e ter uma noção de como se saíram nas provas.

A taxa de ausência nos dois dias do Enem em Alagoas levanta questões sobre os motivos que levaram tantos inscritos a não comparecerem. Além disso, um ponto positivo é a realização das provas em meio à pandemia, garantindo a segurança dos participantes. No entanto, a diminuição no número de participantes pode apontar para diversas situações, como a falta de preparo ou a desmotivação dos estudantes.

O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil e é fundamental que os estudantes tenham acesso a esse tipo de avaliação, garantindo a continuidade de estudos e a possibilidade de ingressar em universidades. É importante que o governo e as instituições de ensino busquem entender os motivos das ausências e tomem medidas para garantir a participação de um maior número de estudantes em futuras edições do exame.

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