Instituições públicas firmam parceria para combater a exploração do trabalho infantil em Maceió.

No dia 14 de outubro, uma importante reunião ocorreu no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde, no bairro Jaraguá, em Maceió. O encontro reuniu o Centro de Referência Técnica à Saúde do Trabalhador Maceió (Cerest), a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMET) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) com o objetivo de alinhar estratégias e firmar compromissos para combater o trabalho infantil na cidade.

Durante a reunião, ficou evidente a participação ativa das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, juntamente com representantes da sociedade civil, que buscam fortalecer as redes de apoio para garantir que as ações e estratégias criadas para combater o trabalho infantil sejam cada vez mais eficazes.

A coordenadora-geral do Cerest, Sthefane Melo, destacou a importância do monitoramento dos indicadores de saúde do trabalhador, bem como a vigilância e notificação de casos de violência relacionados ao trabalho infantil. Ela ressaltou que o objetivo é garantir uma abordagem proativa na identificação e intervenção nos casos, priorizando o bem-estar das crianças e adolescentes.

Um dos pontos mais discutidos durante a reunião foi a necessidade de fortalecimento das redes e comissões, enfatizando que todos os atores das diferentes secretarias desempenham um papel crucial na execução dos serviços de combate ao trabalho infantil. A integração e colaboração entre esses setores foram ressaltadas como fundamentais para o êxito das iniciativas.

Além disso, foi destacado que a reunião não apenas solidifica o compromisso das autoridades locais e da sociedade civil na erradicação do trabalho infantil, mas também abre caminho para novos projetos e ações concretas que visam proteger as crianças e adolescentes no Município. Esses esforços conjuntos têm como expectativa não apenas a prevenção, mas também a erradicação progressiva do trabalho infantil em Maceió, proporcionando um futuro mais seguro e promissor para as gerações vindouras.

A parceria estabelecida entre as instituições públicas demonstra um compromisso sério e efetivo no combate à exploração do trabalho infantil em Maceió e promete trazer resultados significativos para a proteção das crianças e adolescentes na cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo