Prefeitura de Maceió empossa integrantes do Comitê Municipal de Promoção de Igualdade Racial, uma iniciativa inédita no país.

A Prefeitura de Maceió assumiu um novo compromisso com a promoção da igualdade racial ao empossar os integrantes do recém-criado Comitê Municipal de Promoção de Igualdade Racial em uma solenidade realizada na terça-feira (14). Essa iniciativa inédita no País tem como objetivo desenvolver estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural e institucional.

O Comitê, vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), é formado por representantes titulares e suplentes de diversas secretarias e órgãos da gestão municipal. Eles vão trabalhar em conjunto no combate ao racismo, sugerindo, acompanhando e monitorando medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial.

A coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, ressaltou a importância dessa iniciativa, destacando que a Prefeitura de Maceió está na vanguarda ao criar esse mecanismo contra o racismo. Segundo ela, a composição do Comitê representa um desafio, pois discute o racismo no âmbito da gestão municipal, buscando novos caminhos para o debate das políticas de igualdade racial.

Além disso, a secretária da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes, enfatizou a importância de incorporar uma política municipal de combate ao racismo na cidade. Ela mencionou a campanha “Maceió é Massa sem Racismo”, a primeira campanha institucional do tipo da Prefeitura, como parte desse esforço.

A presença da promotora de Justiça Karla Padilha na solenidade ressaltou a importância dessa iniciativa, destacando a necessidade de elaborar estratégias de enfrentamento ao racismo na sociedade. Ela enfatizou que o Comitê demonstra um avanço histórico no que se refere às políticas públicas de combate ao racismo.

Além disso, a assistente social da Defesa Civil de Maceió, Fernanda Ferreira, expressou sua satisfação por ter sido indicada como titular do Comitê, destacando a importância da representação da Defesa Civil na disseminação das ações antirracistas.

O evento também contou com a presença da vereadora Olívia Tenório e do secretário geral da comissão da igualdade racial da OAB/AL, Jonathans Menezes Silva.

Essa iniciativa da Prefeitura de Maceió representa um passo importante na luta contra o racismo e na promoção da igualdade racial na cidade, marcando um marco histórico nas políticas públicas de combate ao racismo. Espera-se que o Comitê possa trazer avanços significativos nesse sentido, fortalecendo a luta pela igualdade racial em toda a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo