Ícone do site Pauta Capital

Consultas oncológicas no Hospital da Mulher continuam de forma eficaz através do Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer

O Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está dando prosseguimento aos atendimentos das pacientes oncológicas contempladas pelo Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer. Até o momento, 54 atendimentos foram agendados na unidade, representando o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para pacientes com câncer.

A iniciativa tem como objetivo zerar a fila de pacientes que aguardam por assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). A médica oncologista Rafaella Toledo relata que o Hospital da Mulher realiza todo o processo de investigação até o diagnóstico das pacientes, para que elas tenham acesso ao tratamento e marcação de cirurgia, caso necessário. As consultas oncológicas são realizadas na unidade às quartas, sextas e sábados.

De acordo com a gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia da Sesau, Graciliana Swarowsky, em uma semana o Hospital da Mulher realizou quatro cirurgias de pacientes do câncer, e outras quatro estão agendadas para a próxima semana. Suas declarações ressaltam a eficácia das ações do Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer.

As ações do plano incluem consultas de triagem em unidades como as Clínicas da Família e o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), além da realização de diversos exames específicos em diferentes hospitais do estado. O Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedim) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) oferta biópsias de próstata e tireoide, mamografia e ultrassonografia. Já o Centro de Patologia Médico e Laboratorial (CPML) realiza todas as análises patológicas dos exames coletados na rede hospitalar relacionados às biópsias e os exames laboratoriais de marcadores tumorais.

Pacientes atendidos no HM demonstram satisfação com o atendimento e os cuidados recebidos. Maria Flor da Silva, 77 anos, e Solange Almeida, 52 anos, expressaram sua gratidão com o atendimento e a esperança de resolução rápida de seus problemas de saúde.

Diante desse cenário, o Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer representa um esforço significativo para proporcionar atendimento ágil e completo a pacientes oncológicos, visando a otimização dos recursos e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Sair da versão mobile