Prefeitura de Maceió inicia campanha de vacinação contra raiva para animais nos bairros da cidade

Um alerta aos maceioenses: a raiva é uma doença grave, transmitida pela saliva de animais infectados, que pode levar quase 100% das vítimas à morte. A enfermidade afeta apenas mamíferos e pode ser transmitida por animais como cães, gatos, raposas e morcegos por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura desses bichos.

O vírus da raiva afeta agressivamente o sistema nervoso central e tem um período de incubação variável, podendo levar alguns dias ou até mesmo anos para se manifestar. No entanto, a morte do mamífero infectado tende a acontecer entre 5 e 10 dias do início dos primeiros sintomas clínicos.

Diante do alto índice de letalidade apresentado pela enfermidade, a Saúde de Maceió orienta sobre cuidados que a população deve ter para prevenir a raiva. Os maceioenses devem levar seus animais para serem imunizados contra a doença, todos os anos, como forma mais efetiva de prevenção. Além disso, devem evitar tocar em morcegos, não ter contato com animais estranhos ou feridos, não retirar animais silvestres de seu habitat natural, levar animais de estimação a consultas periódicas com o veterinário e não deixar bichos saírem à rua desacompanhados.

O chefe especial da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Dário Guedes, alerta que a imunização contra a raiva alcança apenas animais de estimação (cães e gatos) e de produção. Animais silvestres não recebem imunização, portanto, é necessário ter cautela com esses bichos.

Após exposição a ferimentos ocasionados por animais, é recomendado procurar atendimento médico imediato para receber o esquema vacinal contra a raiva e, se necessário, a administração do soro antirrábico, de acordo com a gravidade do caso.

Em Maceió, não se tem conhecimento de nenhum caso de raiva em humanos há muitos anos. O último caso da enfermidade em animais detectado na cidade aconteceu em 2020, quando um cão da área rural apresentou resultado positivo para a doença. A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Maceió realizou todos os procedimentos de saúde necessários e um bloqueio vacinal em toda a região para garantir que nenhum outro animal ou humano fosse infectado.

Para intensificar o combate à raiva em Maceió, a Saúde iniciou uma campanha de vacinação antirrábica na cidade. Durante três meses, o órgão percorrerá os bairros da capital com oferta do imunizante contra a doença para animais. A campanha é coordenada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que prevê imunizar, em média, 120 mil animais em toda Maceió.

Neste momento, equipes da UVZ estarão levando o imunizante contra a raiva a 20 localidades da parte alta da cidade. A mobilização ocorrerá das 8h às 17h, com previsão de contemplar uma média de 40 mil cães e gatos das regiões.

A prevenção é a melhor maneira de combater a raiva. Seja responsável com seus animais de estimação e tome as devidas precauções para evitar a transmissão do vírus. A vacinação é essencial para proteger a saúde de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo