Semana de 19 a 25 de novembro de 2023: De Dia da Consciência Negra a celebração do Dia Mundial do Banheiro e outras efemérides.

A semana entre os dias 19 e 25 de novembro de 2023 tem uma série de datas significativas e feriados importantes. Uma dessas datas é o Dia da Consciência Negra, comemorado em, no mínimo, 1.260 cidades e seis estados do Brasil. A data, que é hoje, foi instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, em homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência negra e da luta contra a escravidão.

Além disso, hoje também é celebrado o Dia Nacional do Cordelista, em homenagem ao nascimento do poeta Leandro Gomes de Barros, renomado na literatura de cordel. Em âmbito internacional, o dia 19 de novembro marca o Dia Mundial do Banheiro, que joga luz para a discussão das questões sanitárias no planeta.

Além disso, ao longo da semana, outras datas importantes estarão em pauta. No dia 21 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Televisão. Já no dia 22, celebramos o Dia Internacional do Músico e o Dia da Música, em homenagem à padroeira da música sacra, Santa Cecília.

Para além dos feriados e comemorações, a semana também marca o nascimento de figuras importantes na cultura brasileira. No dia 21 de novembro, Fábio Júnior, cantor e ator paulista, celebra 70 anos de vida. Já no dia 23 de novembro, o artista plástico e carnavalesco maranhense Joãosinho Trinta completaria 90 anos.

Além disso, a semana também marcará os 60 anos do assassinato de John F. Kennedy em Dallas, nos EUA. Esse evento histórico é lembrado até hoje e tem lugar de destaque na memória coletiva.

Assim, a semana entre os dias 19 e 25 de novembro de 2023 será marcada por uma série de celebrações, comemorações e datas históricas, que mobilizam diferentes setores da sociedade e reforçam a importância de reconhecer e refletir sobre questões culturais, sociais e históricas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo