UVZ imunizará cães e gatos na parte baixa de Maceió neste fim de semana, com a projeção de vacinar 10 mil animais

A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em percorrer todos os bairros de Maceió para dar continuidade ao cronograma da campanha de vacinação antirrábica na cidade. No próximo fim de semana, profissionais da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) estarão concentrados na parte baixa de Maceió para imunizar cães e gatos da região. Jatiúca, Poço e Ponta da Terra serão as localidades contempladas na ação.

No sábado (25), a Saúde estará ofertando o imunizante no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), na Jatiúca; no II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, Poço, e na Unidade de Saúde da Família Vale do Reginaldo, localizada também no Poço.

Já no domingo (26), profissionais da UVZ se concentrarão no Corredor Vera Arruda, Jatiúca, e na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, localizada na Ponta da Terra. A mobilização ocorrerá das 8h às 17h nos dois dias, com previsão de imunizar uma média de 10 mil cães e gatos das regiões.

O chefe especial da UVZ, Dario Guedes, reforça que a campanha é organizada para que a cobertura vacinal inclua todos os animais aptos a se vacinar.

“Nossa campanha pretende imunizar todos os animais da cidade. Iniciamos no último dia 11 de novembro com a oferta do imunizante nos bairros da parte alta e, esse fim de semana, estaremos na parte baixa para que todos tenham a mesma oportunidade de vacinar seus animais e nenhum cão ou gato que esteja apto deixe de se vacinar”, afirma.

Dario Guedes também reforça que não é necessário levar documentos para vacinar os animais. Basta que o tutor compareça a um dos pontos de vacinação levando o animal na guia ou na caixa de transporte e contenha seu pet no momento da vacinação. Ele também fez questão de ressaltar que nem todos os animais podem ser vacinados contra a raiva, havendo restrições nos casos de prenhez avançada, animais debilitados, com problemas de pele severa, clinicamente comprometidos ou de filhotes com menos de 4 meses.

Após as ações do próximo fim de semana, a Saúde continuará percorrendo outros bairros de Maceió para disponibilização do imunizante, durante todo o mês de dezembro deste ano, concluindo a campanha em janeiro de 2024.

A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. A transmissão da raiva ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo