Câmara dos Deputados aprova requerimento de urgência para votação do projeto que declara feriado nacional o Dia de Zumbi e da Consciência Negra.

Na última terça-feira (21), a Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de urgência para a votação do projeto que declara feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (PL 3.268/2021). O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a importância da proposta, enfatizando que é uma oportunidade para assegurar que a lei seja sancionada ainda em novembro.

Paim, que foi relator do texto no Senado (com o número PLS 482/2017), fez um pronunciamento nesta quarta-feira (22) ressaltando que a relatora, deputada Reginete Bispo (PT-RS), apresentou um parecer igual ao do Senado. Ele expressou otimismo com a possibilidade de a proposta ser aprovada na Câmara ainda essa semana.

O senador também destacou que seis estados já aprovaram nas suas assembleias legislativas a criação do feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Além disso, diversas capitais e municípios também já aderiram à homenagem a Zumbi dos Palmares, que sonhava com uma sociedade inclusiva e igualitária.

Para Paim, a data é um momento de consciência e debate sobre todas as formas de preconceito, discriminação e racismo que atingem diferentes grupos sociais, incluindo pretos, pardos, brancos, quilombolas, indígenas, idosos, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, pobres, mulheres, moradores de rua, desempregados, imigrantes e refugiados. Ele ressaltou a importância de resgatar a luta do povo e oportunizar uma data simbólica para a reflexão das origens, da negritude e da brasilidade.

O parlamentar enfatizou a diversidade presente no Brasil, descrevendo-o como um “mosaico de gente, de milhares de gestos, risos, lágrimas, de cores, sabores e de culturas”. Ele finalizou seu pronunciamento afirmando que todos têm o direito de contar sua história, independente da origem ou etnia. Sendo assim, ele ressaltou que “somos o que somos e o que queremos ser e sentir”.

A proposta agora aguarda a decisão da Câmara dos Deputados, que deve votar o projeto ainda esta semana. A expectativa é de que o feriado seja estabelecido como uma oportunidade para reflexão e celebração da diversidade cultural e étnica presente na sociedade brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo