Pesquisa mostra que saques em bancos aumentam entre brasileiros conectados à internet, revela Datafolha encomendada pela TecBan.

A modernização das formas de pagamento acompanhando a evolução tecnológica tem levado a uma mudança nos hábitos financeiros dos brasileiros. Com o avanço do Pix, a popularização dos pagamentos por aproximação e o aumento do uso de cartões de crédito, a impressão inicial seria de que o dinheiro em espécie estaria perdendo espaço no dia a dia da população. Contudo, uma pesquisa encomendada pela TecBan, empresa dona da rede de caixas automáticos Banco24Horas, revela que o hábito de sacar dinheiro em bancos está longe de desaparecer.

Segundo o estudo feito pelo Instituto Datafolha, 54% dos pesquisados afirmaram que realizar saques é uma das operações bancárias mais frequentes em seu cotidiano. Esse número representa um crescimento de 12 pontos percentuais em comparação à pesquisa realizada no ano anterior. O levantamento foi feito de forma online, entre setembro e outubro de 2023, e entrevistou 1.519 pessoas de diferentes classes econômicas, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais.

Além dos saques, outras operações que se destacaram foram o pagamento de contas (69%), recebimento de dinheiro (67%), consulta de saldo e extrato (60%) e compras no cartão de crédito (50%). No entanto, recargas de celular (41%) e depósitos (42%) ficaram abaixo da média de utilização.

De acordo com a pesquisa, a inclusão bancária também foi observada, com 95% dos brasileiros conectados à internet possuindo contas em bancos, sendo 67% em instituições com agências físicas e bancos digitais, e 14% apenas em bancos virtuais – proporção que cresceu em relação aos dados do ano anterior.

Além disso, a pesquisa ainda apontou preocupações dos entrevistados em relação à segurança, com 85% deles manifestando mais medo de ter o celular roubado do que a carteira. Outras preocupações incluem ter o celular furtado ou roubado e ter o dinheiro retirado da conta via transferência instantânea (65%), ter dados vazados na internet (64%), ser vítima de golpes ou fraudes financeiras (62%), ter o cartão de crédito clonado (61%) e pagar boletos falsos (51%).

Apesar da crescente preocupação com segurança e o avanço na inclusão bancária, a pesquisa revelou que os brasileiros ainda utilizam o dinheiro em espécie como forma de pagamento, principalmente nas classes C, D e E, o que demonstra a importância de considerar as diferentes realidades e necessidades da população na modernização dos serviços financeiros.

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