Plataforma “Buscae” da Secretaria de Educação combate evasão escolar na rede estadual com acompanhamento em tempo real

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentou aos gestores das escolas estaduais da capital uma nova ferramenta de combate à evasão escolar. Trata-se da plataforma “Buscae”, que foi criada para acompanhar de maneira sistematizada a frequência do estudante da rede estadual de ensino. O encontro ocorreu nas sedes da 1ª e 13ª Gerências Especiais de Educação (GEE), na Pajuçara e no Cepa, nesta terça-feira (21).

A plataforma “Buscae” vai facilitar a vida dos gestores de cada escola ao captar dados da frequência real dos estudantes, que são armazenados no Sistema de Gestão Escolar de Alagoas (Sageal) pelos professores. Com esses dados, os gestores poderão observar se o estudante está em risco de abandono ou evasão escolar no próximo ano letivo.

Artur Ferreira, gerente especial de Prevenção ao Abandono Escolar e à Evasão, destacou a importância da nova ferramenta. Ele destacou que a plataforma será utilizada a partir do ano letivo de 2024 e que nos próximos dias, gestores das demais Gerências Especiais também serão apresentados à plataforma.

Os gerentes da 1ª e 13ª GEE, Cássio Costa e Anne Kelly Martins, elogiaram a iniciativa da Buscae e ressaltaram que a ferramenta vai se somar a programas já desenvolvidos pelo Governo de Alagoas, como o Cartão Escola 10, fortalecendo o combate à evasão em todo o estado.

Cássio Costa ainda ressaltou a importância da ação contínua na 13ª GEE, destacando o aumento no fluxo em todas as escolas durante a prova do SAEB. Ele acredita que, com a Buscae, a adesão será ainda maior nas demais turmas até o fim do ano letivo, destacando que o combate à evasão e à reprovação só tem ganhos para a aprendizagem.

A Secretaria de Educação também esclareceu a diferença entre abandono e evasão escolar. Entende-se por abandono quando o estudante obtiver um número de faltas consecutivas superior a 25% e não retornar à escola até o final do ano/semestre letivo. Já a evasão acontece quando um aluno regularmente matriculado no início do ano letivo não tem a matrícula ou rematrícula efetivada no ano seguinte, independente da situação de conclusão do ano de matrícula.

Com isso, a Seduc reforça seu compromisso em garantir uma educação de qualidade e em buscar soluções para reduzir a evasão escolar, visando o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes da rede estadual de ensino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo