Governo de Alagoas e Conselho de Direitos Humanos se unem para ajudar população em situação de rua

Na última quarta-feira, o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, se reuniu com representantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) no Palácio República dos Palmares. O objetivo do encontro foi buscar soluções para a população em situação de rua no estado. A reunião contou ainda com a presença de Júlia Casado Beltrão, do Gabinete Civil, o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, entre outros participantes.

Essa demanda surgiu como um compromisso assumido por Ronaldo Lessa com os movimentos sociais após o desfile cívico de 7 de setembro deste ano. Durante o desfile, o vice-governador representou o governador Paulo Dantas e se comprometeu a realizar uma reunião para discutir o tema da população em situação de rua. Um dos principais pontos de preocupação levantados durante a reunião foi o alto índice de assassinatos de pessoas nessa situação em Alagoas.

Diversos setores do governo e da sociedade estiveram presentes para esclarecer as ações que estão sendo realizadas em benefício da população em situação de rua. Representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos, da Polícia Civil, da Defensoria Pública do Estado, da OAB-AL e do Movimento Nacional da População em Situação de Rua emitiram pareceres sobre a ampliação das políticas públicas para essa população.

Após ouvir todos os setores envolvidos, a conselheira Luisa de Marillac expressou otimismo em relação aos resultados da reunião. Ela destacou a necessidade de políticas públicas complexas para lidar com a complexa situação da população em situação de rua, ressaltando que a reunião sinalizou um compromisso sensível do governo em articular tais políticas públicas.

O vice-governador Ronaldo Lessa agradeceu ao conselho e aos setores que interagiram com o governo e se comprometeu a considerar as sugestões apresentadas. Além disso, o Conselho Nacional de Direitos Humanos recomendou ao governo de Alagoas ações preventivas, protetivas e reparadoras das situações de ameaça ou violação dos direitos humanos, incluindo um relatório da situação processual das investigações de mortes de pessoas em situação de rua no estado.

O delegado Gustavo Xavier assegurou que a Delegacia de Homicídios está trabalhando para investigar e identificar a autoria de todos os crimes cometidos contra pessoas em situação de rua. Ele ressaltou que a Segurança Pública e a Polícia Civil têm a responsabilidade de investigar e garantir a segurança dessa população vulnerável.

A reunião representou um marco importante na busca por soluções para a população em situação de rua em Alagoas, sinalizando um compromisso do governo em articular políticas públicas complexas e eficazes para garantir os direitos e a dignidade dessa população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo