Prefeitura de Coruripe promove ação do Novembro Azul para conscientizar e prevenir doenças que mais afetam os homens.

A Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe realizou a ação do Novembro Azul, um evento voltado para conscientização e prevenção de doenças masculinas, em especial o câncer de próstata, que é o tipo mais comum entre os homens e responsável por 28,6% das mortes causadas por neoplasias malignas. O evento teve como objetivo divulgar a importância dos exames preventivos e os cuidados com a saúde masculina.

A programação ocorreu na Quadra Moacir Beltrão e contou com a distribuição de brindes, vacinas, palestras, exames de rotina e testes rápidos realizados pelas equipes da saúde. A assessora administrativa da Atenção Básica em Saúde, Cleonia Barbosa, enfatizou a importância da ação e destacou o empenho em levar informações sobre a prevenção da doença ao maior número de pessoas, em especial aos homens.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de obter informações por meio de palestras, realizar testes rápidos e reavaliar a saúde. Um dos moradores, José Eurico, elogiou a ação e ressaltou a importância de se manter atualizado sobre o tema e realizar exames preventivos regularmente. Outro participante, Antônio Berlim, que veio de São Paulo e atualmente mora em Coruripe, destacou a importância dos cuidados com a saúde masculina devido à predisposição genética ao câncer de próstata, enfatizando a necessidade de realizar exames preventivos.

O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que afetam a população masculina. Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens foram orientados a procurar imediatamente os serviços de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso houvesse alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico.

Por meio do Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe reforçou a importância da prevenção e cuidados com a saúde masculina, promovendo a conscientização sobre o câncer de próstata e outras doenças que afetam os homens. A realização de eventos como esse contribui para a disseminação de informações e o incentivo para a realização de exames preventivos, visando a promoção da saúde e o bem-estar da população masculina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo