Assembleia Legislativa de Alagoas entrega Comenda de Mérito Ambiental Otávio Brandão a presidente da Conafer em sessão especial

A Assembleia Legislativa de Alagoas realizou nesta última sexta-feira, 24, uma sessão especial em cumprimento à Resolução nº 7/2023, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB). O objetivo da sessão foi a entrega da Comenda de Mérito Ambiental Otávio Brandão ao presidente da Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), Carlos Roberto Ferreira Lopes. A comenda foi concedida em reconhecimento aos diversos atos praticados de relevante interesse social para o desenvolvimento do Estado e sua atuação reconhecida em todo o território nacional em defesa do setor agrofamiliar.

A sessão contou com a presença do deputado Remi Calheiros (MDB) e de dezenas de agricultores familiares de Alagoas, que prestigiaram a entrega da homenagem. O deputado Inácio Loiola destacou a importância do setor econômico da agricultura familiar, composto por mais de 40 milhões de trabalhadores, que produzem 10% do PIB nacional e garantem a segurança alimentar de mais de 70% da população. Ele ressaltou que Carlos Lopes é reconhecido em âmbito nacional por sua atuação e comando da Conafer, há pelo menos uma década, e que neste tempo vem angariando excelentes relações institucionais com os setores públicos e privados de todo o País.

Durante a sessão, o deputado Inácio Loiola enfatizou a importância da agricultura familiar para o Brasil e o papel incansável de Carlos Lopes na defesa do pequeno produtor brasileiro. Ele ressaltou que o reconhecimento público do trabalho de Lopes é mais do que merecido. Já o homenageado agradeceu ao Parlamento alagoano e, em especial, ao deputado Inácio Loiola, ressaltando que o reconhecimento representa um momento especial em sua vida.

O presidente da Federação da Agricultura Familiar Empreendedores Rurais de Alagoas, Webert Carvalho, também enalteceu a importância das ações da Conafer em benefício do Estado, destacando a parceria para o desenvolvimento e melhoramento genético, crédito aos trabalhadores e aposentadoria dos agricultores. Por fim, a Conafer, criada em 2011, tem como princípios o fortalecimento da agricultura familiar, o crescimento socioeconômico do setor, o desenvolvimento cultural, a defesa dos povos originários, a preservação do meio ambiente e a valorização da produção sustentável. A entidade luta para garantir a segurança alimentar das famílias e é uma voz autônoma em decisões referentes ao setor agrícola no Brasil. A homenagem ao presidente da Conafer foi, portanto, uma justa forma de reconhecer o trabalho em prol do desenvolvimento do setor agrofamiliar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo