Ícone do site Pauta Capital

Filiais de empresas alagoanas se expandem pelo Brasil, com 1.193 unidades instaladas em outros estados, revela estudo da Juceal

Empresas alagoanas possuem 1.193 filiais instaladas em outros estados, informa Juceal

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) divulgou que as empresas alagoanas possuem 1.193 filiais instaladas em outras unidades federativas do país. A entidade, responsável pelo registro empresarial no estado, realizou um estudo detalhado para mapear os dados relacionados às filiais instaladas em Alagoas e em outros estados.

De acordo com a Juceal, existem 9.753 filiais com registro ativo dentro do seu banco de dados. Dessas, 8.559 são negócios instalados em Alagoas que possuem matriz no estado ou em outra unidade federativa. Os 12,23% restantes são referentes às filiais alagoanas fora do estado.

A ação das empresas em outros estados é regulamentada pela Lei da Liberdade Econômica, que determina que os arquivamentos de filiais devem ser feitos somente na unidade federativa de origem da matriz. Por isso, todos os registros das filiais localizadas fora de Alagoas são promovidos por meio da Juceal.

Com o objetivo de facilitar a expansão dos negócios, a Junta Comercial implantou, durante este ano, novas funcionalidades no Portal Facilita Alagoas – interface do registro e do licenciamento empresarial no estado. Em setembro, a Juceal disponibilizou o contrato padrão para a abertura de filial, que é gerado automaticamente de acordo com as informações preenchidas no portal. Além disso, no início deste mês, a autarquia criou uma funcionalidade que permite a constituição de matriz e filiais em um único processo.

O presidente da Juceal, Ricardo Dória, destacou que as empresas alagoanas possuem um potencial econômico enorme e que entender os números das filiais é importante para compreender a forma de expansão da economia alagoana para outros estados, o impacto e por qual tipo de atividade é feita essa expansão.

O estudo produzido sobre as filiais traz informações como natureza jurídica, porte, atividade e cidades. Além de ser a entidade responsável pela abertura, alteração e baixa de negócios, a Junta Comercial é a integradora estadual da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Todas as outras unidades federativas do país possuem filiais alagoanas. O maior valor é encontrado em Pernambuco, que possui 321 empresas. A lista segue com Sergipe (160 filiais), Bahia (148), São Paulo (141), entre outros. Em relação às cidades, Recife, Aracaju e São Paulo são os municípios que mais possuem filiais alagoanas.

Os dados disponibilizados pela Juceal mostram a força e a abrangência das empresas alagoanas no mercado nacional, destacando a importância do estado no cenário econômico do país.

Sair da versão mobile