Mudômetro do IMA começa a contagem de mudas plantadas em Alagoas por meio do aplicativo Alagoas Mais Verde

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) lançou uma nova iniciativa para promover a arborização e o reflorestamento no estado. A novidade é o “Mudômetro”, um equipamento que contabiliza o plantio de mudas informadas pelo aplicativo Alagoas Mais Verde, também lançado pelo IMA.

O Mudômetro está localizado na fachada da sede do IMA, no Shopping Cidade, em Maceió, e permitirá um acompanhamento em tempo real do plantio de mudas pela população. Essas ferramentas foram desenvolvidas para contabilizar as ações de arborização do IMA, que já alcançam a marca de 1,5 milhão de mudas plantadas em todo o estado.

Com o lançamento do aplicativo Alagoas Mais Verde, a população terá a possibilidade de contribuir com a contagem de mudas plantadas, além de poder acompanhar o ranking das premiações que serão concedidas aos maiores plantadores individuais. Além disso, empresas e municípios também poderão receber os selos Alagoas Mais Verde (Bronze, Prata e Ouro) de acordo com o número de mudas plantadas.

O superintendente de Preservação Ambiental do IMA, Pedro Normande, destaca que a iniciativa é inovadora e visa incentivar a população, municípios, instituições e empresas a competirem para aumentar a arborização e reflorestamento, o que contribui para a melhoria da biodiversidade nas cidades e para a redução do microclima.

Além do aplicativo Alagoas Mais Verde, o IMA já conta com outros projetos voltados para a preservação ambiental, como o “IMA Denuncie” e “Nossa Praia”. O projeto de arborização do IMA, Alagoas Mais Verde, busca não apenas aumentar o número de árvores, mas também promover a estabilidade do bioma local, selecionando espécies adequadas ao clima e tipo de solo do estado.

Além disso, outros projetos como o Calçada Verde e Salsa Viva também contribuem para o reflorestamento em Alagoas. O Calçada Verde atua nos bairros de Maceió, permitindo que moradores solicitem o plantio de árvores em suas calçadas, enquanto o Salsa Viva trabalha na recuperação de vegetação nativa no ambiente costeiro.

Com essa iniciativa, o IMA busca promover a participação da sociedade na preservação ambiental e tornar-se referência na integração da tecnologia às ações do órgão, compartilhando a responsabilidade entre a população e o poder público para a conservação do meio ambiente em Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo