Ícone do site Pauta Capital

Resort em Ipioca é notificado por descarte irregular de esgoto no Rio Meirim, e recebe prazo para apresentar defesa à Semurb.

Na tarde da última quinta-feira, 23, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizaram uma operação no bairro de Ipioca, em Maceió, após receberem denúncias dos moradores locais. A ação resultou na notificação de um resort por descarte irregular de esgoto no Rio Meirim.

A equipe de fiscalização da Semurb foi mobilizada para averiguar a denúncia e confirmou a prática ilegal de despejo de esgoto no rio, que fere a Lei Municipal Nº 4.548/96, proibindo expressamente o lançamento de esgoto não tratado na natureza. Diante disso, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do resort foi tamponada pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), e a empresa recebeu um prazo de cinco dias para apresentar sua defesa à Semurb.

O secretário Marcos Cavalcanti comentou sobre a importância da rápida resposta dos fiscais para interromper o crime ambiental. “Todos os moradores da região e nós também ficamos indignados com a falta de cuidado com o bem natural da nossa cidade, ainda mais se tratando de um empreendimento que se utiliza das belezas naturais de Maceió. A agilidade dos técnicos da Semurb para realizar o trabalho foi essencial para reduzir os danos e o impacto negativo causado pelo resort ao ecossistema do rio Meirim”, ressaltou o secretário.

Além disso, a população foi incentivada a denunciar infrações ambientais, podendo entrar em contato por meio do número (82) 3312-5242 ou enviar um e-mail para coord.fiscalizacaoambiental@sedet.maceio.al.gov.br. A colaboração da sociedade desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente.

Essa ação destaca a importância do trabalho conjunto entre os órgãos de fiscalização e a participação ativa da população na preservação do meio ambiente. A Semurb reafirma o compromisso de atuar em prol da sustentabilidade e da proteção dos recursos naturais, e ressalta a necessidade de conscientização e cumprimento das leis ambientais para garantir a preservação do ecossistema local. O resort notificado terá que se adequar às normas ambientais e apresentar medidas corretivas para evitar a reincidência de práticas prejudiciais ao meio ambiente.

Sair da versão mobile