CataMais: Governo de Alagoas investe R$981 mil em maquinários para cooperativas de reciclagem beneficiando 32 cidades e mais de 260 catadores.

Na última quarta-feira (22), o Governo de Alagoas realizou a entrega de maquinários e equipamentos para 32 cooperativas de catadores de materiais recicláveis em 26 municípios do estado. Ao todo, foram investidos mais de R$ 980 mil na aquisição dos equipamentos, que visam contribuir para a estruturação das organizações coletivas e a melhoria das condições de trabalho dos catadores.

O programa CataMais, promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), teve como objetivo beneficiar as cooperativas, auxiliando na redução do tempo e esforço necessários para o trabalho, melhorando a segurança dos catadores e aumentando a quantidade de materiais recicláveis que podem ser coletados. Diversos municípios foram contemplados, incluindo Arapiraca, Maceió, Marechal Deodoro, Porto Calvo, Satuba, entre outros.

Durante o evento de entrega, que ocorreu no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima/Afya), os catadores puderam realizar o pré-credenciamento para a 10ª Expocatador, além de participar de atividades de formação sobre o uso dos equipamentos e a gestão de cooperativas. Mais de 260 catadores de Maceió estiveram presentes na entrega.

Os maquinários entregues incluem prensas hidráulicas motorizadas, paleteiras com balança integrada, elevadores de carga, empilhadeiras, esteiras, além de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) e fardamentos. O governo ressaltou a importância desses equipamentos para melhorar as condições de trabalho dos catadores, tornando-o mais seguro, eficiente e produtivo.

O programa também tem como objetivo contribuir para a geração de trabalho e renda, promovendo a superação da extrema pobreza e fomentando a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios alagoanos. Dessa forma, beneficia não apenas os catadores, mas também a sociedade como um todo, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Além das cooperativas de Maceió, outras associações do estado foram beneficiadas, visando fortalecer as organizações coletivas de catadores de materiais recicláveis. Entre as atividades do programa, estão a identificação, cadastro e mobilização dos catadores em Alagoas, a promoção do bem-estar dos trabalhadores, adequando a estrutura física das cooperativas com o fornecimento de maquinários, veículos, EPI’s e fardamento. O órgão oferece também, pelo programa, capacitações técnicas aos profissionais e a incubação dos empreendimentos, ajudando no apoio a realização de encontros estaduais e participação em eventos nacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo