Semana de homenagens: Relembre figuras marcantes e datas comemorativas entre 26 de novembro e 2 de dezembro.

Na semana entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro, diversas datas marcantes nos ajudam a relembrar figuras e eventos históricos importantes. No dia 26 de novembro, completam-se 30 anos da morte do icônico ator brasileiro Grande Otelo. Conhecido por suas atuações na dramaturgia brasileira, a história de Grande Otelo foi contada em uma edição do programa Caminhos da Reportagem, em 2015, além de ter sido lembrado na programação da TV Brasil em 2013.

No dia 27 de novembro, comemora-se o décimo aniversário da morte do ex-jogador Nilton Santos. Considerado o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos e bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, Nilton Santos teve sua história contada em uma edição do programa Repórter Brasil, em 2015.

No dia 29 de novembro, o renomado ator paulista Francisco Cuoco completa 90 anos. Cuoco é considerado um dos maiores nomes da televisão brasileira. No dia seguinte, 30 de novembro, marca o 200º aniversário da morte do físico austríaco Christian Doppler, famoso por descobrir o efeito Doppler.

Já no dia 2 de dezembro, é celebrado o centenário de nascimento da cantora lírica estadunidense Maria Callas. A Rádio MEC tem prestado homenagens a Maria Callas ao longo do ano em especiais, como o ópera completa de março deste ano.

Além das comemorações referentes a figuras marcantes, a semana também contempla datas comemorativas. No dia 29 de novembro, é celebrado o Dia Internacional de Solidariedade para com o Povo Palestino, em memória da resolução Nº 181 de 29 de novembro de 1947, que tratou da partilha da Palestina e levou à criação do Estado de Israel.

No dia 2 de dezembro, é o Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado com o apoio da OMS e marcado por iluminação vermelha em diversos monumentos ao redor do mundo. Também nesse dia, celebra-se o Dia Internacional da Abolição da Escravatura e o Dia Nacional do Samba.

Por fim, mas não menos importante, comemora-se o aniversário de 16 anos da primeira transmissão da TV Brasil, emissora criada em conjunto com a EBC. A emissora estreou ao meio-dia de um domingo e tem sido parte fundamental da cultura televisiva brasileira desde então.

Esta é a lista semanal do Hoje é Dia, com datas, fatos históricos e feriados importantes que marcam a semana entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo