Brasileiros temem eventos climáticos intensos e buscam soluções para mudanças climáticas, revela pesquisa inédita.

A mudança climática é um assunto que vem ganhando cada vez mais atenção da população, e não é para menos. Com as previsões de chuvas intensas e temporais, a maioria dos brasileiros associa o evento natural a tempestades, alagamentos, vendavais, queda de árvores, destruição e prejuízos.

De acordo com uma pesquisa inédita chamada “Natureza e Cidades: a relação dos brasileiros com a mudança climática”, 64% dos brasileiros sentem medo de precipitações intensas e temporais. O levantamento, realizado pela Fundação Grupo Boticário, com apoio da Unesco, Anamma e Aliança Bioconexão Urbana, teve como objetivo entender a percepção da população brasileira sobre as mudanças climáticas.

Os dados apontam que oito em cada dez brasileiros estão preocupados com a mudança do clima, e 71% dos entrevistados percebem que os eventos climáticos extremos estão ficando mais frequentes e intensos. Além disso, 64% das pessoas sabem que a mudança do clima vai além do aquecimento do planeta e 93% reconhecem que eventos como tempestades, ondas de calor e de frio, ciclones e outros, estão ficando mais intensos em todo o planeta.

Os impactos das mudanças climáticas também foram destacados na pesquisa, mostrando que uma a cada três pessoas já se sentiu impactada ou teve um familiar diretamente impactado por fenômenos climáticos extremos. Além disso, foi identificado que 35% dos impactados relatam perda financeira, com prejuízo médio estimado de R$ 8.485,00 por pessoa.

A pesquisa também abordou a percepção da população sobre justiça climática, indicando que 39% das pessoas percebem que as mudanças do clima impactam grupos sociais e países diferentes de forma desigual.

Outro ponto levantado foi a importância de aumentar a presença de áreas verdes nas cidades para amenizar o impacto dos eventos extremos. Quase a totalidade dos entrevistados (98%) gostariam de viver em cidades mais arborizadas, com mais árvores nas ruas, mais parques urbanos e corredores verdes.

Diante destes dados, 87% dos entrevistados admitiram estar dispostos a mudar seus hábitos em benefício do planeta, sendo que 19% não indicaram como mudá-los. Dentre os que citaram mudanças, estão alternativas como reciclar e descartar o lixo corretamente, plantar árvores, evitar uso de plástico e usar meios de transporte menos poluentes.

A pesquisa será divulgada na íntegra no dia 2 de dezembro, durante a 28ª Conferência de Mudanças do Clima da ONU (COP 28), que ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes. O levantamento ouviu 2 mil pessoas com idades de 18 a 64 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais, nas cinco regiões do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo